03/07/2012 - RP1 Comunicação
O Grupo CCR, um dos maiores grupos privados de concessões de infraestrutura da América Latina, anunciou hoje ao mercado que sua controlada Companhia de Participações em Concessões (CPC) concluiu a aquisição de 80% do capital social da concessionária Barcas S.A. – Transportes Marítimos, a quarta maior operadora de transporte aquaviário do mundo.
Concessionária de serviço público estadual, a Barcas S.A. detém a concessão das linhas regulares de transporte aquaviário de passageiros no Rio de Janeiro. O investimento da CCR no negócio é de R$ 72 milhões.
Com a aprovação do Poder Condedente e o cumprimento de outras condições obrigatórias para a conclusão do processo, o capital social da Barcas S.A. passa a ser dividido nas seguintes proporções: 80% pela CPC (Grupo CCR) e 20% pela SPTA. A partir de agora, a concessionária passa a se chamar CCR Barcas, em alinhamento ao posicionamento de marca de todas as unidades de negócio do Grupo CCR.
A conclusão da operação marca também a expansão do Grupo CCR no Rio de Janeiro e sua contribuição para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do Estado, onde já atua desde 1995 por meio de suas concessionárias CCR Ponte, CCR NovaDutra e CCR ViaLagos.
Além da aquisição das Barcas S.A., o Grupo CCR faz parte da Concessionária Transolímpica, que no final de abril assinou com a prefeitura do Rio de Janeiro o contrato de concessão para implantação e operação do Corredor Expresso Transolímpica, que ligará as regiões da Avenida Brasil, em Magalhães Bastos, à Avenida Salvador Allende, em Jacarepaguá.
Investimentos
Dentro dos compromissos assinados entre o Governo do Estado e a CCR Barcas, estão previstos grandes investimentos que tornarão o transporte aquaviário de passageiros do Estado do Rio de Janeiro referência de qualidade no País. São eles:
• construção da nova estação da Praça XV, que aumentará a fluidez e o conforto dos passageiros nos acessos às embarcações;
• construção de nova estação no centro de Niterói, que vai oferecer mais conforto aos usuários da CCR Barcas;
• melhorias estruturais nas demais estações operadas pela concessionária, aumentando a segurança e o conforto dos usuários;
• aluguel e construção de novas embarcações, para aumentar a capacidade de transporte de passageiros e diminuir o tempo de espera.
CCR Barcas
A CCR Barcas navega 6,4 milhões de quilômetros por ano. Foi concedida por meio de licitação pública realizada em 1998 pela Cia. de Navegação do Estado do Rio de Janeiro. O contrato de concessão tem prazo de 25 anos, com possibilidade de extensão por outros 25. Atualmente, o término está previsto para fevereiro de 2023.
A CCR Barcas transporta, em media, 105 mil passageiros por dia. Em 2011, recebeu 29 milhões de passageiros em 81 mil viagens. A concessionária tem 1.100 colaboradores, opera atualmente seis linhas, possui cinco estações, três pontos de atracação e 19 embarcações em operação.
• 5 linhas sociais:
- Praça XV (Rio) – Araribóia (Niterói)
- Praça XV (Rio) – Paquetá (Rio)
- Praça XV (Rio) – Ilha do Governador (Rio)
- Angra dos Reis – Ilha Grande
- Ilha Grande - Mangaratiba
• 1 linha seletiva:
- Praça XV (Rio) – Charitas (Niterói)
Nenhum comentário:
Postar um comentário