28/02/2014 -O Globo
RIO - Após um dia de testes operacionais, o catamarã Jumbo Cat II, que durante muitos anos transportou passageiros entre o Rio e Niterói quando pertencia à empresa Transtur, volta a operar nesta sexta-feira, incorporado à frota da CCR Barcas, nas ligações da Praça da Praça Quinze com Charitas, Cocotá e Paquetá.
Arrendado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio (Cedurp), a embarcação, fabricada em Cingapura, estava parada no estaleiro desde 2007, quando a Transtur deixou de operar na ligação especial entre Rio-Niterói. O arrendamento é uma compensação pelos transtornos ao trânsito com a derrubada do Elevado da Perimetral, que acabaram por aumentar a procura pelas barcas.
Segundo a CCR Barcas, o volume de passageiros nas barcas aumentou em média 20% em todas as linhas nas últimas três semanas, após a interdição total da Perimetral e com o fechamento do Mergulhão da Praça Quinze. O Jumbo II, que foi reformado, tem capacidade para 420 passageiros e opera com cinco tripulantes: piloto, comandante de máquinas e quatro marinheiros.
-- É uma embarcação segura e de manobra fácil. Teve alguns problemas na década passada por causa da falta de peças de reposição, que vinham da Alemanha. Era triste ver este catamarã parado no estaleiro -- disse Antônio Cametá Caldas, que pilotou o Jumbo em 2003 e 2004.
O Jumbo, que está com motoe novo, adquirido na Alemanda, vai operar nas linhas que apresentarem maior demanda de passageiros. Ele não será usado na linha Rio-Niterói porque esta, devido ao grande movimento de usuários, exige embarcações com capacidade mínima para mil passageiros.
Nesta quinta-feira, a CCR Barcas transportou 140 mil pessoas, o recorde dos últimos anos. O movimentou provocou filas enormes, mas não houv e tumulto. Até a quarta-feira de cinzas, a previsão é de que sejam transportados cerca de 480 mil passageiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário