quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Novo ferry fabricado na Grécia faz viagem com capacidade reduzida

02/10/2014 - G1 - BAHIA

As duas novas embarcações do sistema ferry-boat adquiridas na Grécia foram liberadas pela Capital dos Portos para operação na Bahia, na quarta-feira (1º), informou a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra)

De acordo com a Seinfra, o ferry Dorival Caymmi começou operação assistida ainda na quarta-feira e fez uma viagem de ida e volta partindo do Terminal de São Joaquim, na capital baiana, até o de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica.

A segunda embarcação, o ferry Zumbi dos Palmares, deve entrar em funcionamento nesta quinta-feira (2). A secretaria não soube informar a partir de que horas o ferry vai começar a transportar os passageiros. Segundo o órgáo, os demais ferries operam normalmente e não irão alterar os horários.

Durante o período de operação assistida, a carga dos ferreis será aumentada gradativamente, até a capacidade plena que, somada, é de 353 carros e quase 3 mil passageiros, informou a Seinfra. O tempo de travessia dos ferries é de 35 minutos.

O início da operação dos ferries estava previsto para começar no último final de semana. No entando, a Seinfra informou que foi adiada por conta da exigência da Capitania dos Portos de um documento da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Investimento

Os ferries Dorival Caymmi e Zumbi dos Palmares foram fabricados na Grécia e custaram R$ 54,9 milhões. Assim que derem início às operações, as duas embarcações dobrarão a capacidade de transporte de carros e aumentarão em 75% a de passageiros, de acordo com a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).

Nenhum comentário:

Postar um comentário