sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Estações das barcas passam por obras para receber nova embarcação

Catamarã chinês deverá diminuir em até cinco minutos o tempo de viagem entre os terminais Arariboia e Praça Quinze

POR LEANDRA LIMA

09/01/2015 - O Globo


Adaptações são feitas nas estações Praça Quinze e Araribóia, para receber a embarcação Pão de Açúcar - Eduardo Naddar

NITERÓI — Para que a nova barca Pão de Açúcar possa operar no trecho Rio-Niterói, obras de adaptação dos píeres flutuantes estão sendo feitas nas estações Araribóia e Praça Quinze. A altura e a extensão do novo catamarã são diferentes das medidas das embarcações que fazem parte da frota. Operários trabalham atualmente na solda de vedação de novas estacas para a atracação do barco comprado. Uma rampa de estrutura metálica também foi montada para dar acesso a uma das portas laterais do barco.

Outra incompatibilidade é a extensão do píer, que não alcança a porta localizada na parte de trás da barca. Esta será destinada apenas à equipe de manutenção.

Atualmente, duas pontes são adaptadas às embarcações tradicionais e outras duas projetadas para dar acesso aos catamarãs. Uma das obras em curso visa à padronização das quatro pontes para poderem receber todos os tipos de embarcação. As obras são financiadas pela Secretaria estadual de Transportes.

A previsão é que os usuários comecem a utilizar o novo veículo no início de março. Até lá, além das obras das estações, a concessionária está adaptando equipamentos da embarcação às normas brasileiras, como coletes e extintores, e concluindo a comunicação visual das dependências. Funcionários também estão sendo treinados para operar a nova embarcação.

Hoje, as barcas tradicionais demoram em média 20 minutos na viagem, contemplando embarque, travessia da Baía de Guanabara e desembarque. A previsão da CCR Barcas é que o tempo médio da nova embarcação seja de 15 a 17 minutos. A barca faz parte de um lote de sete embarcações adquiridos, cada um com dois mil lugares e ar-condicionado, encomendadas a um estaleiro chinês, além de dois catamarãs nacionais, com 500 lugares. O custo total será de R$ 273 milhões para os cofres do governo estadual.

Os novos veículos já seguem os moldes do catamarã social, com duas proas — o que descarta a necessidade de manobras na hora da atracagem. A previsão da CCR Barcas é que mais uma embarcação chegue da China em abril.

O diretor de Operações e Manutenção da CCR Barcas, Francisco Pierrini, acrescenta ainda que a equipe responsável pela operação do catamarã passa pela última fase de treinamento:

— Nossa equipe passa pelos últimos treinamentos, para que esteja apta a operar a embarcação até março. Estamos ajustando também as últimas conformidades exigidas pela Capitania dos Portos.

A Pão de Açúcar pode transportar 30 mil passageiros por dia entre Rio e Niterói. Segundo a Secretaria estadual de Transportes, há 24 barcas operando no trajeto, das quais cinco são alugadas.

Inaugurada em outubro de 2013, a modernização da Estação Araribóia dobrou a capacidade das instalações antigas e hoje abriga quatro mil passageiros e 24 roletas, em ambiente monitorado por 18 câmeras conectadas ao Centro de Controle Operacional da CCR Barcas.

NÚMEROS

Dois mil passageiros

Capacidade na nova barca, que começa a operar em março

15 a 17 minutos

É o tempo de travessia da Pão de Açúcar

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