24/08/2015 - O Fluminense
Embarcação, que possui 500 lugares e tem espaço para transporte de cargas, deverá entrar em operação em setembro
Embarcação Ilha Grande substituirá a antiga embarcação, da década de 60, que será retirada de operação
Foto: Divulgação / Governo do Estado / Henrique Freire
A Secretaria de Transportes (Setrans) informou nesta segunda-feira (24) que o novo catamarã Ilha Grande, que vai operar na linha Praça XV-Paquetá, chegou ao Rio de Janeiro. A embarcação, fabricada pelo estaleiro INACE, do Ceará, tem capacidade para transportar 500 passageiros e segue o mesmo padrão das embarcações chinesas adquiridas pelo Governo do Estado para o trajeto Praça XV-Arariboia. A embarcação Ilha Grande passará por registro, homologação, vistoria, teste de mar e deve entrar em operação até o final do mês de setembro.
A Ilha Grande tem acessibilidade plena e conta com sistema de ar-condicionado, poltronas acolchoadas, bicicletário, maior espaço interno e velocidade. A novidade é o espaço para cargas, antiga reivindicação dos moradores de Paquetá, que agora poderão utilizar a barca para transportar, por exemplo, compras, móveis e eletrodomésticos. Além disso, por ser uma barca mais rápida e moderna, o tempo de travessia será reduzido em 20 minutos.
A embarcação Ilha Grande substituirá a antiga embarcação, da década de 60, que será retirada de operação. A compra dessas barcas faz parte do processo de modernização da frota do sistema aquaviário.
Além de dois catamarãs fabricados no Brasil, outras sete barcas de 2 mil lugares foram compradas do estaleiro chinês Afai Southern Shipyard para atender a travessia Rio-Niterói. O primeiro novo catamarã a chegar no Rio, Pão de Açúcar, está em operação desde março. O segundo, Corcovado, entrou em circulação no dia 10 de agosto. A próxima embarcação chinesa a ser entregue será o catamarã Itacoatiara, que já está fazendo teste de mar na China.
Nenhum comentário:
Postar um comentário