quinta-feira, 9 de junho de 2022

Rio de Janeiro

Prefeitura do Rio dá aval para estudo sobre transporte hidroviário para desafogar a Barra

08/06/2022 - O Globo

Dois grupos foram autorizados a avaliar a implementação do transporte por embarcações no complexo lagunar da região

Por Ludmilla de Lima*

Terminal de balsas que faz transporte dos moradores da Península, na Lagoa da Tijuca. Foto Guito Moreto


Mergulhado em congestionamentos e no caos que atinge hoje os sistemas de ônibus e BRTs, o trânsito da região da Barra e Jacarepaguá pode ser desafogado com uma solução que vem das lagoas. A proposta de criar linhas hidroviárias pelo complexo lagunar é antiga, mas veio à tona novamente após a Secretaria municipal de Coordenação Governamental autorizar oficialmente que dois grupos façam estudos sobre a implementação desse transporte por embarcações.

Desta vez, a ideia, que afundou outras vezes, ganha um reforço para sair do papel: o compromisso da concessionária Iguá — que, após o leilão da Cedae, opera os serviços de água e esgoto para mais de 1,2 milhão de pessoas na região — de despoluir as lagoas, num investimento de R$ 250 milhões.

Hoje, a navegação dessas embarcações com passageiros pelas lagoas da Tijuca, Camorim, Jacarepaguá e Marapendi e seus canais esbarraria no assoreamento. Há trechos na Lagoa da Tijuca, a mais degradada, em que é impossível a passagem até de barcos preparados para menores profundidades.

A Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto (Cdurp) — empresa pública que será transformada na Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), conforme projeto de lei aprovado ontem, em segunda discussão, pela Câmara — é quem levará adiante o processo de concessão dessa alternativa de mobilidade, cujos levantamentos têm prazo de quatro meses para ficarem prontos.

Marina no canal da Barra

Presidente da Cdurp, Gustavo Guerrante diz que a prefeitura, antes, estabeleceu o conceito do projeto.

— Definimos a área de abrangência, que seriam as lagoas da Barra e adjacências, além dos canais entre elas, e avaliamos os pontos com grande potencial de demanda — afirma Guerrante, exemplificando alguns locais que precisam estar no trajeto. — Um ponto é a estação do metrô, no Jardim Oceânico, bem perto do canal da Barra. Depois vêm o Downtown, o BarraShopping, a Ilha da Gigóia, as comunidades de Rio das Pedras e Tijuquinha e o Península.

Em relação à Lagoa de Marapendi, a prefeitura espera o seu aproveitamento para o turismo. Os estudos apontarão quais embarcações serão usadas — os modelos poderão ser diferentes, de acordo com o trajeto. Também será analisada a instalação de uma marina no canal da Barra, como meio de contrapartida financeira para uma futura concessionária.

— Pensamos nesse transporte saindo do metrô e indo até o Recreio. Sabemos que há boa demanda em alguns horários, necessitando de embarcações de maior porte. Mas serão feitos estudos para avaliação de calado — ressalta Lucas Costa, coordenador especial de Parcerias Estratégicas do município, adiantando que, se os estudos apontarem a viabilidade do transporte, inclusive em termos econômicos e jurídicos, o edital de concessão poderá sair ainda este ano.

As empresas interessadas na proposta foram chamadas publicamente em dezembro. O prazo era março, mas, nesta primeira tentativa, não apareceu ninguém. Prorrogado por mais um mês, o processo acabou recebendo requerimentos de três grupos, mas um foi eliminado após avaliação. Um dos consórcios é integrado pelas empresas ECP (que faz a gestão ambiental do Campo Olímpico de Golfe), OECI e Sensus, além da UFRJ e da Coppetec. Já o Grupo Itaigara une as empresas Saddy Advogados, Navarro Prado Advogados, Planos Engenharia, Bureau de Engenharia, Okaan Consultoria e Antabi Rangel e Sousa Advogados.

Caso algum dos estudos seja colocado em prática, a empresa responsável por ele será ressarcida — o teto é de R$ 6,2 milhões.

Para Guerrante, o maior desafio é a navegabilidade:

— É um projeto que não demanda grandes obras de infraestrutura. As embarcações dificilmente serão encontradas na prateleira, tendo de ser encomendadas. Nesse meio tempo, poderão ser feitas intervenções de dragagem e as obras das estações. Há um volume relevante a ser dragado pela Iguá. Para o concessionário que vencer o processo, restaria um volume bem menor do que o visto hoje.

O biólogo Mario Moscatelli recorda que a primeira vez em que ouviu sobre sistema de transporte aquaviário na Barra foi em 2005, no governo Cesar Maia. Na época, foi baixado decreto criando uma linha ligando o bairro ao Centro e outra entre Centro e Guaratiba, com escala na Barra. Em 2017, o governo Marcelo Crivella fez discurso parecido: implantaria um sistema entre condomínios e a estação do Jardim Oceânico por meio de hovercrafts, um tipo de embarcação que plana sobre a água. Também naufragou.

Mapa do transporte aquaviário. Foto Editoria de Arte


— Para implantar esse sistema, a primeira coisa a ser feita é dragar. Hoje há de tudo nas lagoas, de sofás a geladeiras, além de muito lixo domiciliar. É um verdadeiro caos ambiental. Enquanto elas não deixarem de ser lata de lixo, a navegação ficará comprometida — alerta Moscatelli, para quem os recursos prometidos pela Iguá para o complexo lagunar podem retirar “esse paciente da UTI, impedindo que venha a óbito”:

—O sistema lagunar é o principal passivo ambiental da cidade, mas pode se tornar um dos principais ativos econômicos, se recuperado.

Qualidade de vida: Coleta de esgoto aumenta 11 vezes na Zona Oeste e conta com 1 milhão de moradores beneficiados
Menos carros

O transporte público aquaviário tem como alvo principal a retirada de carros das vias da Barra. O plano é ainda facilitar a vida de quem mora em condomínios e comunidades da região e trabalha no Centro ou Zona Sul — ou mesmo no BarraShopping e no Downtown. Para o gerente de Infraestrutura da Firjan, Isaque Ouverney, há demanda por esse serviço, já que boa parte do tráfego circula por vias, como Salvador Allende e Abelardo Bueno, no entorno das lagoas.

— É uma região que cresce cada vez mais, tanto em adensamento populacional quanto em serviços e oferta de empregos. Então, é uma demanda que pode ser destinada a esse tipo de transporte, desde que ele seja acessível em termos de estações e tarifas e integrado a outros modais, como terminal de ônibus, BRT e, principalmente, metrô — afirma.

O engenheiro de transportes Alexandre Rojas, especializado em mobilidade urbana, afirma que a dragagem das lagoas é uma oportunidade:

— É uma alternativa barata e inteligente, que pode atender principalmente à região do Península. Ali, existe um problema de entrada muito grande, vira um funil, e a partir das 17h você já não consegue chegar devido ao engarrafamento. Para funcionar realmente, porém, é preciso ter uma integração eficiente com outros modais.

Presidente da Câmara Comunitária da Barra, Delair Dumbrosck diz que implantar o sistema é uma forma de organizar o transporte nas lagoas e canais, hoje feito por balsas e voadeiras que funcionam como “táxis”:

— Nada disso tem regulamentação, e muitas voadeiras passam em alta velocidade no canal de Marapendi. A prefeitura está certa em querer implementar esse sistema. Mas se não dragarem, não será possível chegar até a altura do metrô ou do BarraShopping, onde fui fazer uma filmagem e fui parar no hospital por causa do gás sulfídrico. O mau cheiro é muito grande.

A Iguá diz que a revitalização do complexo lagunar envolve uma série de ações de curto, médio e longo prazos. Sobre a dragagem, a concessionária informou ter feito a batimetria em 10km dos rios afluentes para medir a profundidade dos leitos. As medições entrarão nos estudos técnicos para o licenciamento ambiental das intervenções junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

*Colaborou Luã Marinatto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário