26/03/2015 - O Fluminense
Marina Assumpção
Estudo será feito pela Agetransp que promete analisar e responder o pedido da administradora ainda esse ano. Último reajuste aconteceu em fevereiro
A CCR Barcas, concessionária responsável pelo serviço de transporte aquaviário no Estado, requisitou junto a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp) novo reajuste nas tarifas das barcas. O último reajuste entrou em vigor no dia 12 de fevereiro, quando o valor da tarifa subiu de R$ 4,80 para R$ 5,00 no trajeto Praça XV-Praça Arariboia.
De acordo com a concessionária, a revisão tarifária é um processo normal que ocorre a cada cinco anos, independente do reajuste anual. Ainda segundo a CCR, a proposta do novo valor da passagem está em fase de avaliação pelo órgão regulador e declarou também que segue cumprindo com as determinações previstas no contrato.
A Agetransp confirmou o pedido de revisão da concessionária e esclareceu que o procedimento é uma forma de apurar o equilíbrio financeiro do contrato. Ainda de acordo com o órgão, a Fundação Getúlio Vargas foi contratada para realizar um estudo referente ao pedido do sistema de transporte, e a previsão é que a resposta do processo seja divulgado ainda este ano. Já a Secretaria de Transporte do Estado do Rio de Janeiro, declarou que ainda não foi notificada sobre a solicitação de reajuste.
Segundo dados divulgados pela concessionária, cerca de 110 mil passageiros são transportados por dia nas embarcações em seis linhas ofertadas, totalizando a quantia de aproximadamente 29 milhões de passageiros por ano. O preço atual cobrado pela empresa é no valor de R$ 5 para a travessia da Praça Araribóia, no Centro de Niterói, para a Praça XV no Centro do Rio, e R$ 13,90 no trajeto Praça XV x Charitas.
Com prejuízo em mais de R$ 110 milhões nos últimos dois anos, divulgado em um balanço financeiro publicado no Diário Oficial do Estado do Rio, a concessionária pode requisitar um novo reajuste de tarifa para a travessia da Baía de Guanabara.
Barcas S/A – A antiga responsável pelo transporte, que pertencia ao grupo JCA, também passou por problemas enquanto administrava o serviço. Com dívidas de 89 milhões de reais, o grupo acabou repassando a concessão para a CCR, que assumiu também os prejuízos.
A empresa, ao tomar o controle da concessionária Barcas S/A em julho de 2012, adquiriu 80% das ações, e os outros 20% permaneceram com o grupo JCA, que também é responsável pela Auto Viação 1001. Após a aquisição das ações, a CCR realizou obras de manutenção e reforma da infraestrutura nas estações e atualmente conta com uma frota de 24 embarcações, composta por 15 catamarãs e nove barcas tradicionais.
O Fluminense
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