quarta-feira, 31 de março de 2010

Recife ganha plano de transporte pelos rios


31/3/2010
Jornal do Commercio (PE)

Três novas rotas de transporte de passageiros prometem ser a alternativa ao trânsito congestionado das Zonas Norte e Sul do Recife. E o caminho é pelas águas dos Rios Capibaribe e Beberibe. É o que promete a Secretaria das Cidades de Pernambuco, que ontem anunciou o Navega Recife - projeto que pretende transformar embarcações em opção de transporte público e, ao mesmo tempo, fomentar roteiros turísticos. O único porém é quando a população poderá utilizar o serviço, uma vez que não se sabe quem vai operar as linhas nem que tipo de barco levará os usuários.
   
O que o governo confirma é que será possível navegar partindo do Terminal Marítimo do Marco Zero, Centro, em direção ao Varadouro (Olinda), à BR-101 (Dois Irmãos, Zona Norte) e a Boa Viagem (Zona Sul). Ao longo de cada caminho, haverá estações de embarque e desembarque. Serão 24 ao todo, algumas com integração com metrô e ônibus, a exemplo da que ficará na Casa da Cultura, bairro de São José, Centro.
   
Desde 2007, um consórcio de empresas privadas estuda uma maneira de instalar as rotas náuticas. De lá para cá, constataram-se obstáculos e problemas socioambientais que ainda não se sabe como transpor. Palafitas nos Coelhos e na Vila Brasil (São José), esgoto doméstico despejado nos cursos d'água e lixo nas margens dificultam instalar estações.
   
Porém a maior barreira é o assoreamento, que reduz a profundidade dos rios a algo entre 1 e 3 metros. "Em alguns trechos, a terra chega a aflorar", constata o engenheiro civil Otávio Augusto Mendonça, do consórcio Eicomnor Engenharia e Projetec, responsável pelo projeto.
   
Por isso, faz-se necessário dragar, por exemplo, trechos do Rio Beberibe até o Varadouro, da Torre até a BR-101 e do Marco Zero a Boa Viagem. O trabalho só deve começar em 2011, pois o projeto executivo da implantação do circuito de navegabilidade fica pronto no fim deste ano.
   
Também será preciso esperar a conclusão dos Parques de Santana, Apipucos e do Caiara, orçados em R$ 62 milhões e sob a responsabilidade da Prefeitura do Recife. Esses locais serão dotados de infraestrutura para abrigar plataformas de passageiros. A prefeitura está licitando as obras.
   
Quando o assunto é a operação das linhas e a estrutura das estações, o secretário das Cidades, Humberto Costa, acredita que o modelo de parceria público-privada (PPP) é o mais viável. "A ideia é trabalhar a navegabilidade trazendo empreendimentos para as margens, como bares, restaurantes, lojas", explana. No que diz respeito aos roteiros turísticos, há a ideia de criar um circuito de museus, adiantou a secretária-executiva das Cidades, Ana Suassuna.
   
O secretário espelha-se na cidade norte-americana de Houston, no Texas, que implantou travessia fluvial até a cidade de San Antonio, no mesmo Estado, em parceria com empresas privadas. Executivos da região estiveram em Pernambuco em 2007, quando a secretaria interessou-se pelo modelo, e, segundo Humberto Costa, teriam saído de Pernambuco entusiasmados com as potencialidades do Capibaribe e do Beberibe.

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