sexta-feira, 14 de maio de 2010

Cunha propõe terminal de passageiros no Guaíba


14/5/2010
Jornal do Comércio (RS)

A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) pretende enviar, até o mês de junho, um anteprojeto para a Secretaria Especial de Portos (SEP) do governo federal. O documento prevê a realização de investimentos na sinalização para a navegação noturna na hidrovia do Estado e a construção de um terminal de passageiros no porto da Capital gaúcha. Conforme o diretor-superintendente da SPH, Gilberto Cunha, os recursos necessários para implementar as iniciativas são estimados em cerca de R$ 10 milhões, e seriam provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa do Mundo de 2014.
   
Cunha explica que a vinculação da ideia com o torneio mundial de futebol, que será realizado no Brasil, deve-se à possibilidade de que navios provenientes de países como Argentina e Uruguai tragam turistas para Porto Alegre. "Essas embarcações, inclusive, podem servir de acomodação para essas pessoas, contribuindo para que sobrem mais vagas na rede hoteleira", argumenta o dirigente. Além de atender a uma demanda da Copa, o terminal de passageiros concretizará uma ligação, através da hidrovia, da Capital gaúcha com outros municípios como, por exemplo, Guaíba. A possibilidade de implantação de um terminal de passageiros está prevista dentro do projeto de revitalização do Cais Mauá.
   
O diretor-superintendente da SPH detalha que, com a aprovação pela SEP, posteriormente será necessário realizar um estudo técnico-econômico para verificar a viabilidade do empreendimento. Se tudo desenrolar satisfatoriamente, Cunha acredita que o processo licitatório para começar as obras possa ser aberto ainda neste ano. Quanto à sinalização para realizar a navegação noturna na Lagoa dos Patos, o dirigente relata que a medida possibilitará o uso da hidrovia entre Rio Grande e Porto Alegre durante 24 horas do dia. "Isso permitirá que se intensifique ainda mais o transporte de cargas nesse modal", defende o diretor-superintendente.
   
A SPH é a autarquia estadual responsável por administrar os portos de Porto Alegre, Pelotas e Cachoeira do Sul. Também é encarregada de manter em condições navegáveis os 758 quilômetros de hidrovias constituídas pelos rios Jacuí, Taquari, Sinos, Caí, Gravataí, Guaíba, Lagoa dos Patos e Canal São Gonçalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário