sexta-feira, 1 de abril de 2011

Dnit vai operar as Eclusas do Tucuruí

01/04/2011 - Webtranspo

Contrato assinado vai vigorar por dois anos

Contrato está avaliado em R$ 7,2 milhões

Dois anos, esse será o tempo determinado em um recente contrato de operação das eclusas do Tucuruí, obras de transposição do rio Tocantins, assinado pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) nesta semana. O órgão federal ficará com a responsabilidade de manter toda a estrutura no local.

Com objetivo de vencer um desnível de 72 metros de altura e estabelecer a navegabilidade no rio Tocantins, as obras das eclusas foram iniciadas em 1980. O contrato de operações assinado pelo Dnit está avaliado em R$ 7,2 milhões.

De acordo com o departamento, com a finalização, será permitido o tráfego de comboios transportando até 20 mil toneladas de carga, principalmente dos segmentos agropecuário e agroindustrial e pela existência de jazidas minerais e recursos naturais que podem ser transportados por via fluvial.

Na oportunidade, o Dnit firmou um convênio para desenvolver estudos, projetos e obras de compensação social para as comunidades atingidas pelas obras (Vila Pioneira, Nova Matinha e bairro Liberdade).

Nenhum comentário:

Postar um comentário