sábado, 10 de setembro de 2011

Santos alinhará cais para Copa

06/09/2011 - Webtranspo

Porto paulista quer crescer em fluxo de pessoas

Obra vai ampliar capacidade em 2,5 milhões de passageiros

Com o objetivo de figurar entre os cinco maiores em movimentação de pessoas, o Porto de Santos abriu licitação para a construção e adequação para alinhamento do cais de Outeirinhos. De acordo com a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), para a Copa de 2014, com a execução de 1.320 metros de cais, entre os armazéns 23 e 29, a intenção é oferecer capacidade para atracação de até seis navios turísticos, disponibilizando 15,4 mil leitos de alta qualidade no terminal de passageiros.

“Trata-se de uma obra marcante, um grande empreendimento que se soma aos demais e contribui decisivamente para o desenvolvimento do Porto, principalmente no setor de atendimento a passageiros, devendo, em médio prazo, colocar Santos pelo menos entre os cinco maiores portos em movimentação de passageiros no mundo”, destacou José Roberto Serra, presidente da Codesp.

Registrando um fluxo de 90% de passageiros em embarque e desembarque do segmento de cruzeiros, o porto santista gera uma forte demanda de infraestrutura pelo significativo trânsito de bagagens e pessoas.

A situação torna-se ainda mais complexa quando navios atracam em cais a até 1,5 quilômetro do terminal onde ocorrem os registros de embarque ou desembarque e todo o processo de transferência da bagagem, causando impacto na operação rodo ferroviária e desconforto para os passageiros.

Com o alinhamento do cais, as profundidades passam do mínimo de 4,5 metros  no trecho da Marinha do Brasil  e de 7,5 metros no cais do terminal de passageiros para 15 metros, permitindo a atracação dos maiores navios que chegam a Santos. O ganho estende-se para o atendimento na operação de cargas, com destaque para carga geral e carga de projeto, além de melhores instalações para acomodar navios da Marinha do Brasil.

Na última temporada, Santos registrou total de 1,1 milhão de passageiros em 284 escalas, atingindo taxa média de crescimento de 30% por temporada , gerando receita total de aproximadamente R$ 230 milhões. Com a obra concluída, possibilita-se o crescimento da oferta para até 2,5 milhões de passageiros por temporada.

Os serviços estão divididos em duas fases com um total de sete trechos sendo iniciados pelo cais da Marinha que, ainda durante a execução dos demais trechos, irá requerer adaptação dos berços para operações provisórias. Prevista para ser concluída num prazo de 26 meses, a obra custará R$ 325 milhões e deverá gerar aproximadamente 600 n

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