quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Transporte fluvial na Amazônia movimenta 14,5 milhões de passageiros por ano

15/02/2012 - Agência T1
65% dos usuários não aprovam os acessos aos terminais, 72% acham ruins as áreas para os estacionamentos de veículos, e 81% desaprovam as salas de embarque.

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) divulgou, na última sexta-feira (10), o relatório do estudo para a caracterização da oferta e da demanda no transporte fluvial de passageiros na Região Amazônica.

De acordo com o estudo - realizado em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA) - são movimentados, em média, 1,2 milhões de passageiros por mês nessas modalidades de transporte fluvial. Por ano, são cerca de 14,5 milhões de usuários.

A pesquisa teve como objetivo identificar o número de terminais, de linhas e de embarcações, assim como a quantidade de pessoas e de mercadorias que circulam anualmente nas vias navegáveis dos estados do Pará, Amapá, Rondônia e Amazonas.

“O transporte fluvial é vital para a Região Amazônica. Por isso, a importância desse estudo. Essas informações serão importantes para o Ministério dos Transportes, para a Casa Civil e para outros órgãos pensarem as políticas públicas em benefício dessas pessoas”, afirmou o superintendente de Navegação Interior da Antaq, Adalberto Tokarski.

Foram cadastrados na primeira etapa 106 terminais, sendo 64 no Pará, 30 no Amazonas, 11 no Amapá e um em Rondônia.

O estudo apontou que 222 linhas foram exploradas por 420 embarcações que prestam serviços regulares.

Perfil

O trabalho levantou o perfil do passageiro de embarcação na navegação interior: 53% são do sexo feminino e 47% são do sexo masculino.

A maioria dos passageiros tem entre 30 e 49 anos, 57% dos usuários são casados, e 30% dos passageiros ganham entre R$ 451 e R$ 720.

Houve, também, uma pesquisa de satisfação dos usuários: 65% não aprovam os acessos aos terminais, 72% acham ruins as áreas para os estacionamentos de veículos, e 81% desaprovam as salas de embarque.

Cargas

O relatório apontou que, por mês, o transporte longitudinal misto e a travessia na Região Amazônica movimentaram 671 mil toneladas de carga por mês.

Fonte: Agência T1, Com informações da Antaq

Foto: Nirlando Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário