quarta-feira, 11 de março de 2015

Nova barca de dois mil lugares começa a operar na travessia Rio-Niterói

Governador disse que expectativa é de que mais quatro embarcações possam estar circulando até o fim do ano

POR GUSTAVO SCHMITT

11/03/2015 - O Globo


Universitários que participavam de trote andam na nova barca Pão de Açúcar - Gustavo Stephan / Agência O Globo

RIO - O governador Luiz Fernando Pezão inaugurou, na manhã desta quarta-feira, a superbarca Pão de Açúcar, primeiro dos sete novos catamarãs que vão operar na travessia Rio-Niterói. Com capacidade para até duas mil pessoas, está programada para fazer seis viagens nos horários de rush, somando 12 por dia. A embarcação tem ar-condicionado, janelas panorâmicas, bicicletários e 100% de acessibilidade para deficientes e idosos.

Durante inauguração, Pezão ressaltou que a nova embarcação vai encurtar o tempo de viagem e oferecer travessias mais cômodas:

— Essa é a primeira barca que o estado compra depois de muito tempo. Ela tem mais conforto para o passageiro. Esperamos que até o fim deste ano possamos ter mais quatro novas barcas operando no sistema Rio-Niterói. Isso vai encurtar o tempo de viagem dos passageiros — disse o governador.


O governador Luiz Fernando Pezão inaugura a nova barca Pão de Açúcar - Gustavo Stephan / Agência O Globo
Com a chegada do catamarã, passageiros esperam que os frequentes problemas de falta de embarcações, atrasos e longas filas nas estações das barcas operadas pela CCR diminuam. Atualmente, as barcas tradicionais demoram em média 20 minutos na viagem, contemplando embarque, travessia da Baía de Guanabara e desembarque. A previsão da CCR Barcas é que o tempo médio da nova embarcação seja de 15 a 17 minutos.

A embarcação também possui dupla proa, o que permite a partida e a saída do atracadouro sem necessidade de manobra. A Pão de Açúcar faz parte de um lote de sete embarcações adquiridos de um estaleiro chinês, além de dois catamarãs nacionais, com 500 lugares. O custo total será de R$ 273 milhões para os cofres do governo estadual.

Outras seis embarcações do mesmo porte devem ser integradas à frota até de agosto. A barca Corcovado, que será a próxima a entrar em operação, saiu da China ontem e chegará ao Rio em junho. Juntas, as sete barcas vão possibilitar uma oferta de 24 mil lugares por hora no período de rush da linha entre Rio e Niterói. Já o tempo de travessia entre os dois municípios será reduzido de 18 para 10 minutos.

Montadas pelo estaleiro cearense Inace, os catamarãs menores vão atender aos trajetos entre a Ilha Grande e as estações de Mangaratiba e Angra dos Reis. Outras quatro barcas, também de 500 lugares, foram compradas para operarem nas linhas Paquetá e Cocotá. O vencedor da licitação, concluída em outubro, foi o estaleiro African Gulf.

OBRAS PARA ATRACAÇÃO DE NOVA BARCA

Para que a nova barca Pão de Açúcar possa operar no trecho Rio-Niterói, foram realizadas obras de adaptação nos píeres flutuantes das estações Araribóia e Praça Quinze. A altura e a extensão do novo catamarã são diferentes das medidas das embarcações que fazem parte da frota. Operários trabalharam na solda de vedação de novas estacas para a atracação. Uma rampa de estrutura metálica também foi montada para dar acesso a uma das portas laterais do barco.

Outra incompatibilidade foi a extensão do píer, que não alcançava a porta localizada na parte de trás da barca. Esta será destinada apenas à equipe de manutenção.

Atualmente, duas pontes são adaptadas às embarcações tradicionais e outras duas projetadas para dar acesso aos catamarãs. Uma das obras em curso visa à padronização das quatro pontes para poderem receber todos os tipos de embarcação. As obras são financiadas pela Secretaria estadual de Transportes.

Além das obras das estações, a concessionária CCR Barcas adaptou equipamentos da embarcação às normas brasileiras, como coletes e extintores. Funcionários também foram treinados para operar a nova embarcação.

Os novos veículos já seguem os moldes do catamarã social, com duas proas — o que descarta a necessidade de manobras na hora da atracagem. A previsão da CCR Barcas é que mais uma embarcação chegue da China em abril.

NOMES ESCOLHIDOS POR USUÁRIOS

A escolha dos nomes de pontos turísticos do estado para as embarcações foi feita por meio de uma campanha pela internet da CCR Barcas. Segundo a empresa, 80% dos 2.847 mil usuários votaram por meio do seu site e nos totens instalados nas estações Arariboia, em Niterói, e Praça Quinze.

Até junho, deverão atracar nas estações operadas pela CCR, as barcas "Corcovado", "Copacabana", "Parque da Cidade", "Forte de Santa Cruz", "Ilha Grande", "Angra dos Reis", "Itacoatiara" e "Arariboia", com capacidade para dois mil passageiros, cada uma.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/nova-barca-de-dois-mil-lugares-comeca-operar-na-travessia-rio-niteroi-15564040#ixzz3U772vmVZ 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário