sábado, 20 de novembro de 2021

Rio de Janeiro

Frota Carioca

Por Jaime Moraes

Em 1942 foi fundada a empresa “Frota Carioca”, do empresário Américo de Almeida Costa, que pretendia utilizar de inicio seis lanchas construídas no Brasil, utilizando a tecnologia dos  torpedeiros da época da II Guerra, com motores de alta potência movidos à gasolina. Estas lanchas seriam capazes de fazer a viagem entre a Ribeira e a Praça XV em cerca de 20 minutos. Em 1945 começou a trafegar a lancha “Petrópolis” , com capacidade para 25 passageiros e mais carga, ao preço de Cr$ 2,00 contra os Cr$ 0,70 cobrados pela Companhia Cantareira em suas barcas. 

Logo surgiram reclamações quanto ao excesso de passageiros, que acabavam viajando em pé, sem segurança, no compartimento de cargas. 

Mais tarde entraram em uso na linha para a Ilha do Governador as lanchas “Mexicana”, “Peruana” e “Yankee”, de uso exclusivo para passageiros. O embarque era feito por uma pequena escada de concreto, que ficava ao lado da ponte de atracação da Ribeira, embora da Praça XV houvesse uma estação em separado. A empresa encerrou as atividades em 1954, quando seus proprietários Ricardo Jafet (ex Presidente do Banco do Brasil) e Dinarte Dornelles (da família do presidente Getulio Vargas) venderam a empresa para a “Frota Barreto”, sua concorrente. 

1949. Foto Biblioteca Nacional







Nenhum comentário:

Postar um comentário