sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Transporte aquático em São Paulo começa a operar no final de janeiro


22/12/2023 - Diário dos Trilhos


Foto Foco no Jardim Míriam

Primeiro trajeto será entre o Cantinho do Céu e Mar Paulista pela Represa Billings.

O início do novo transporte aquaviário na cidade de São Paulo já tem trajeto definido e estimativa de data para estrear, sendo no final de janeiro de 2024. A informação foi divulgada pelo prefeito Ricardo Nunes em entrevista.

Ao falar sobre o assunto, Nunes explicou que o primeiro ponto de atendimento será entre o Cantinho do Céu no bairro do Grajaú e o Mar Paulista, com um trajeto que deve durar entre 15 a 20 minutos de um ponto ao outro.

Veja a seguir a fala do prefeito.

“A própria dinâmica da cidade, que tem a represa Guarapiranga, tem a represa Billings e o que os países do mundo inteiro, as cidades, as grandes cidades, fazem é utilizar o seu transporte hidroviário. Você vai em Dubai, tem transporte hidroviário, você vai em Lisboa, você vai em vários locais, e aqui a gente não tem esse uso e nós vamos lançar.

Já está chegando uns barcos, a gente já está fazendo os piers, a partir de final de janeiro, fevereiro, a gente já vai começar o transporte hidroviário ali na Billings. Quem está lá no Grajaú, quem aí é do Grajaú, quem está lá no Cantinho do Céu, Cocaia, Gaivotas, ele vai poder pegar o barco, vai pela Billings até ali, próximo da nossa área de Sabará, em Santo Amaro, que está pertinho do metrô CPTM. E aí, olha que coisa interessante, quem está lá naquele local do Grajaú, tem que pegar Belmira, Marinha, Teotônio e Vilela, dependendo do horário, chega a uma hora, passa de uma hora, em verdade, ele vai fazer o trajeto de barco em 15, 20 minutos.”

Como o Diário dos Trilhos mostrou recentemente, a primeira embarcação chegou e em breve inicia os testes operacionais.


Cada embarcação deverá possuir ar-condicionado, Wi-Fi, capacidade de transporte para 60 pessoas sentadas, mais dois espaços para cadeirantes.

Para viajar todo o trajeto, o passageiro pode utilizar o Bilhete Único pagando a tarifa de R$ 4,40 que permitirá a integração com o transporte sobre trilhos e ônibus, da mesma forma como funciona atualmente entre SPTrans, trens e metrô.

Com a finalidade de entender mais sobre o novo transporte que vai operar na represa localizada na Zona Sul dfa cidade, o site questionou a SPTrans, onde a reguladora do transporte da cidade informou que além da chegada de mais embarcações nas próximas semanas, estão sendo construídos piers para o embarque e desembarque dos passageiros e obras de adequações onde haverá o atendimento do novo serviço.

“A SPTrans informa que o Aquático SP será o primeiro modo de transporte coletivo por embarcações na cidade. O projeto consta no Programa de Metas 2021-2024 e o transporte hidroviário está previsto no Plano Diretor Estratégico e no Plano de Mobilidade. O Sistema de Transporte Público Hidroviário será implantado na Represa Billings. A chegada das embarcações ocorrerá de maneira gradativa, paralelamente à realização das obras de adequação na região.

A SPTrans está preparando a operação assistida que será o primeiro trecho do Aquático SP. A viagem neste trajeto será realizada entre Cantinho do Céu, no Grajaú, e Mar Paulista. A embarcação terá capacidade para 60 passageiros e mais 2 espaços para cadeiras de rodas.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário