quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Transporte aquaviário nas lagoas da Barra: primeira linha, ligando o Canal de Marapendi ao metrô, deve começar a operar em 2026


09/12/2025 - O Globo

Por Danilo Perelló

Consórcio entregou plano de trabalho à prefeitura, com previsão de obras e cronograma para a operação


Lagoas da Barra e de Jacarepaguá terão barcas
Foto: Prefeitura do Rio/Rafael Catarcione


O consórcio Lagunar Marítimo, escolhido por edital para operar o transporte aquaviário nas lagoas da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá, entregou seu plano de trabalho para a Prefeitura do Rio. O documento é um cronograma oficial de obras e execução do projeto. Nele consta a previsão de que a primeira linha, que ligará o Canal de Marapendi à estação de metrô do Jardim Oceânico, comece a operar no fim de 2026. As demais serão implementadas gradativamente, até o fim de 2028.

— Pelo contrato, seriam três anos para colocarmos (a operação) em prática, mas eu quero antecipar esta linha para o ano que vem, porque já tem pessoas nos solicitando tal trecho — conta Carlos Favoretto, diretor da ECP Consultoria e Projetos, uma das empresas do consórcio.

A linha do Canal de Marapendi, explica o executivo, poderá ser implantada mais rapidamente porque a Lagoa de Marapendi já está desassoreada. A ideia é, tão logo as condições permitam, começar a operar também o trecho ligando Rio das Pedras ao BarraShopping.

Pelas regras da licitação, o consórcio deve implantar oito linhas, além de construir cinco estações, mas Favoretto afirma que outros trechos serão colocados em operação. Em janeiro, haverá a apresentação de um plano de ação que definirá todas as linhas e a logística das operações, assim como as embarcações utilizadas.


Barcas nas lagoas da Barra e de Jacarepaguá: prefeitura do Rio anuncia projeto que prevê cinco estações e visa a resolver 'drama de mobilidade' — Foto: Arte O GLOBO


A meta do novo modelo de transporte é levar até 90 mil passageiros por dia, ligando o metrô do Jardim Oceânico a shoppings, condomínios, Parque Olímpico e comunidades da região. As barcas terão sistema integrado ao Jaé e ao Bilhete Único Carioca. Entre as linhas obrigatórias estão algumas que passarão por Rio das Pedras, que terá viagens diretas até Linha Amarela, BarraShopping e Jardim Oceânico.

Barqueiros que já operam na região se mostram receosos com o novo sistema. Na licitação, há ainda uma cláusula que determina que a empresa deve “respeitar e atuar em conjunto com os atuantes no serviço público de transporte lagunar por embarcações tipo barco táxi, denominados barqueiros”, além de “promover a integração desse serviço com o sistema de transporte aquaviário”. Em entrevista ao GLOBO-Barra em setembro, Christian Barbosa, presidente da Associação de Serviços Aquaviários, que representa os barqueiros da região, disse esperar que "tudo que esteja no edital seja respeitado".

— Esperamos continuar a ter garantido o nosso direito de trabalho, que construímos ao longo dos anos — disse.


Referência do projeto de barcas na lagoa da Barra pela CCPar Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário