quarta-feira, 1 de junho de 2011

Porto de Itapoá entrará em operação

01/06/2011 - Webtranspo

Terminal recebe nesta semana o primeiro navio

Porto vai receber 30 navios por mês

Projetado há 18 anos, o Porto de Itapoá finalmente iniciará suas operações nesta semana, com a atracação do primeiro navio, programada para até sexta-feira, 3. Terminal privativo de uso misto voltado para a movimentação de contêineres, a unidade, segundo informou a administração portuária, já está com a equipe toda preparada para receber a primeira embarcação.

O porto, localizado no norte de Santa Catarina, foi inaugurado em dezembro, mas aguardava a adequação da rodovia SC-415, para que caminhões tivessem acesso ao terminal. Agora, Patrício Júnior, diretor comercial do Porto, está acordando com a prefeitura de Itapoá a passagem dos veículos pela cidade.

Um empreendimento da Portinvest Participações e da Aliança Navegação e Logística, o Porto de Itapoá recebeu investimentos de R$ 475 milhões; possui dois berços de atracação, cais de 630 metros de comprimento e 43 de largura e profundidade natural de 16 metros.

De acordo com as perspectivas da administração do porto, a unidade movimentará 300 mil contêineres por ano e tem uma renda estimada em R$ 110 milhões. Mensalmente, 30 navios devem atracar no terminal, com foco em exportação.


Equipamentos já estão no aguardo do primeiro navio que deverá atracar até sexta-feiraSegundo Júnior, a movimentação de caminhões chegará a 50 veículos por dia já em julho, e deve crescer gradativamente até 449, em dezembro. Com a alta das operações em Itapoá, e as obras de ampliação já previstas, o porto deve somar um milhão de contêineres movimentado por ano após 2012.

A unidade vai acirrar a competição na movimentação de contêineres no Estado; no entanto, promete também aliviar a demanda no Paraná. Este é o nono terminal portuário em Santa Catarina. O andamento das operações passa, no momento, por ajuste final de agendamento dos navios e alfandegamento.

Desenvolvimento a Itapoá

Localizada na Baía da Babitonga, a pequena cidade de Itapoá foi transformada economicamente após a instalação do complexo portuário no local. De acordo com matéria publicada no Valor Econômico, em fevereiro, a população cresceu 67,16% nos últimos dez anos; em 2000 eram 8.839 habitantes e em 2010, o Censo do IBGE contabilizou 14.282.

No local, empresas de logística já preparam a construção de seus terminais de armazenagem, como a Fastcargo, a Maersk Brasil Brasmar e o Grupo Coopercarga. O fato impulsiona a chegada de mão de obra especializada à cidade. E no que se refere a emprego, o Porto de Itapoá já contratou 250 colaboradores e, neste ano, deve dobrar o número de funcionários. Conforme ressaltou a administração portuária, em média, 70% dos colaboradores da área operacional devem ser contratados no próprio munícipio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário