domingo, 17 de junho de 2012

RS e Uruguai discutem acordos para transporte hidroviário

15/06/2012

As lideranças discutiram, em encontro em Porto Alegre, as parcerias binacionais para a Hidrovia Brasil-Uruguai
Acordos internacionais entre o Rio Grande do Sul e Uruguai foram debatidos pelo secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, o superintendente de Portos e Hidrovias (SPH), Pedro Obelar, e o vice-presidente da Administração Nacional de Portos da República Oriental do Uruguai, Juan José Dominguez. As lideranças discutiram, em encontro em Porto Alegre, as parcerias binacionais para a Hidrovia Brasil-Uruguai, bem como ações específicas para o Canal São Gonçalo, que faz ligação entre a Lagoa Mirim e a Lagoa dos Patos, no Sul do Estado.
Albuquerque relatou que o Governo do Estado formalizou protocolo de gestão compartilhada com o Governo Federal para recuperar mil quilômetros de hidrovias, além de reformar o parque de máquinas do RS. O secretário também destacou a questão logística do Sul do Estado para novos investimentos. "Sabemos dos nossos compromissos com o país vizinho e reconhecemos a importância de viabilizar alternativas de transporte mais eficientes e econômicas, fortalecendo o intercâmbio comercial no âmbito do Mercosul, especialmente entre Brasil e Uruguai. Também estão projetadas instalações de parques eólicos em Santa Vitória do Palmar e podemos aproveitar nossa hidrovia para levar equipamentos até lá", afirmou.
Dominguez abordou a importância dos acordos binacionais para fortalecer a relação entre os países e intensificar projetos aquaviários, sobretudo com o Rio Grande do Sul, pela sua posição estratégica e extensa malha hidroviária formada pelas Bacia da Lagoa dos Patos e a Bacia do Rio Uruguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário