segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Nova estação das barcas de Niterói será inaugurada no sábado

21/10/2013 - O Globo

Novo espaço vai abrigar 4 mil usuários, o dobro da capacidade da antiga estação

Paes chegou a citar o fato de obras da nova estação não terem terminado como motivo para adiar interdição da Perimetral.

PAULO ROBERTO ARAÚJO

Nova estação das barcas de Niterói que será inaugurada no sábado CCR Barcas / Divulgação

RIO — Os 95 mil usuários das lanchas que ligam o Rio a Niterói passam a contar, a partir deste sábado, com uma nova estação na Praça Arariboia, em Niterói. O novo espaço vai abrigar 4 mil usuários, o dobro da capacidade da antiga estação. O ambiente é refrigerado e monitorado por 18 câmeras com monitores instaladas no Centro de Controle Operacional da CCR Barcas.

A nova estação vai contar com 24 roletas, mais modernas que as atuais, que darão maior facilidade e agilidade a entrada dos passageiros. Esses equipamentos funcionam com cartão magnético, têm sinalização eletrônica e ajudam o usuário a perceber o status do dispositivo através de sons e símbolos (acesso liberado, travado, travamento em instantes ou fora de funcionamento).
As saídas são mais amplas e também dão agilidade ao processo de embarque e desembarque de passageiros na nova área, que foi readquirida pela Secretaria Estadual de Transportes e cedida à CCR para ampliação do terminal.
Com a inauguração das novas instalações, a atual estação será fechada para a segunda etapa das obras, que elevará a capacidade para 8 mil pessoas e terá 48 roletas de acesso.
— A estação completa ficará pronta no primeiro semestre de 2014 e vai marcar o início de uma nova fase para o transporte aquaviário de passageiros no Rio de Janeiro — garante o presidente da CCR Barcas, Marcio Roberto de Moraes e Silva.
Na semana passada, o prefeito Eduardo Paes citou o fato de obras da nova estação na Praça Arariboia não terem terminado como um dos motivos para adiar a interdição definitiva do Elevado da Perimetral. Um dia antes da decisão do prefeito do Rio, a CCR Barcas havia anunciado que o catamarã Jumbo Cat II, que durante muitos anos operou na ligação Rio-Niterói pela empresa Transtur, voltaria a circular. O retorno está previsto para o dia 28. A medida atenderia a um aumento da demanda com o fechamento do elevado.
Até o fim de outubro também entra em operação o catamarã Águia, de 520 lugares, que a CCR alugou no México. Com as duas novas embarcações, a concessionária aumenta em dois mil lugares a capacidade de transporte de passageiros entre o Rio e Niterói na hora do rush.

Nenhum comentário:

Postar um comentário