segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Nova Barca da linha Rio-Niterói, construída na China, já está a caminho do Brasil

17/11/2014 - O Globo

Embarcação tem dois andares e capacidade para duas mil pessoas

NITERÓI - A barca Pão de Açucar saiu da China em direção ao Rio na madrugada deste domingo. Ela será a primeira das sete novas embarcações compradas pelo governo do estado a chegar ao Brasil. A viagem de Guanghzhou, onde fica o estaleiro responsável pela construção, até o Rio deve ser concluída na primeira quinzena de dezembro.

A Pão de Açucar vai operar na linha entre a Praça Quinze e a Praça Araribóia. A embarcação tem dois andares e capacidade para duas mil pessoas. Ela também possui dupla proa, o que permite a partida e a saída do atracadouro sem necessidade de manobra. Segundo o governo do estado, todas as sete barcas novas são equipadas com ar-condicionado, janelas panorâmicas, bicicletários e 100% de acessibilidade para deficientes e idosos.

As outras seis embarcações do mesmo porte serão totalmente integradas à frota até o mês de agosto do próximo ano. Juntas, as sete barcas vão possibilitar uma oferta de 24 mil lugares por hora no período de rush da linha entre Rio e Niterói. Já o tempo de travessia entre os dois municípios será reduzido de 18 para 10 minutos.

Para renovar a frota, o Governo do Estado investiu R$ 273 milhões nas sete barcas chinesas e em outros dois catamarãs nacionais, de 500 lugares. Montadas pelo estaleiro cearense Inace, os catamarãs menores vão atender aos trajetos entre a Ilha Grande e as estações de Mangaratiba e Angra dos Reis.

Outras quatro barcas, também de 500 lugares, foram compradas para operarem nas linhas Paquetá e Cocotá. O vencedor da licitação, concluída em outubro, foi o estaleiro African Gulf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário