quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Nova embarcação chega ao Rio em dezembro para integrar linha Praça XV-Arariboia

19/11/2014 - Agência Rio

O governo do estado informou nesta quarta-feira (19) que já está a caminho do Rio a primeira das sete embarcações encomendadas pelo Governo do Estado ao estaleiro China Shipping Group/AFAI. A barca Pão de Açúcar partiu da cidade de Guanghzou na madrugada do último domingo (16) e deve chegar ao porto carioca na primeira quinzena de dezembro.

As outras seis embarcações do mesmo porte serão totalmente integradas à frota até o mês de agosto do próximo ano. Juntas, as sete barcas vão possibilitar uma oferta de 24 mil lugares por hora no período de rush da linha Praça XV-Arariboia. Já o tempo de travessia entre os dois municípios será reduzido de 18 para 10 minutos.

Com capacidade para transportar 2 mil passageiros, as novas barcas têm dupla proa, ar-condicionado, janelas panorâmicas, bicicletário e espaço exclusivo para cadeirantes, além de dois andares, com possibilidade de embarque e desembarque simultâneos.

- Os usuários já percebem uma nova realidade no dia a dia do sistema. Reformas e ampliações de estações, cinco catamarãs alugados em operação, além de diminuição nos intervalos de partidas das embarcações. As novas barcas chegam para mudar completamente o paradigma de mobilidade no transporte aquaviário. Até o próximo ano, teremos embarcações modernas e muito mais rápidas em todas as linhas, garantindo economia de tempo e mais comodidade aos usuários - afirma a secretária estadual de Transportes, Tatiana Carius.

Para renovar a frota, o Governo do Estado investiu R$ 273 milhões nas sete barcas chinesas e em outros dois catamarãs nacionais, de 500 lugares. Montadas pelo estaleiro cearense Inace, os catamarãs menores vão atender aos trajetos entre a Ilha Grande e as estações de Mangaratiba e Angra dos Reis.

Outras quatro barcas, também de 500 lugares, foram compradas para operar nas linhas Paquetá e Cocotá. O vencedor da licitação, concluída em outubro, foi o estaleiro African Gulf.

MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário