sexta-feira, 29 de julho de 2022

Santos

Governo entrega lancha com 185 lugares para travessia Santos/Vicente de Carvalho

28/07/2022 - ABC do ABC

A Itapema é a 13ª embarcação a passar por reforma desde 2019, dentro do programa de melhorias do Departamento Hidroviário

Divulgação


A Secretaria Estadual de Logística e Transportes colocou em operação nesta quinta-feira (28) a lancha Itapema, que faz a travessia de ciclistas e pedestres entre Santos e Vicente de Carvalho.

A embarcação, com capacidade para 185 pessoas, foi totalmente reformada pelo Departamento Hidroviário, seguindo o programa de melhorias de balsas, rampas e flutuantes do Governo de São Paulo, que desde 2019 vem otimizando o serviço e reduzindo o tempo de espera dos usuários nas oito travessias litorâneas do estado. Com 22 metros de comprimento e seis de largura, a Itapema recebeu investimentos de R$ 2,3 milhões.

“Em junho, a travessia Santos/Vicente de Carvalho já havia recebido a lancha Paicará totalmente reformada, com capacidade para 728 passageiros, o que aumentou em 60% a capacidade de atendimento neste trecho. Isso beneficiou quase 10 mil pessoas que passam diariamente, em média, sendo 7,3 mil pedestres e 2,1 mil ciclistas”, lembra o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto. “Nosso compromisso é com a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. Estamos investindo em obras e reformas de embarcações que trazem mais segurança e confiabilidade ao sistema”, disse o secretário.

Durante a reforma, a Itapema passou por serviços de caldeiraria (troca de chapas); substituição de verdugo (madeira do entorno da embarcação); vedação do convés; pintura; revisão da parte hidráulica e das redes de água, óleo combustível e esgoto. Também foi modernizado o sistema anti-incêndio; a refrigeração do costado e quilha; além de reparos no casco, com aplicação de produto anticorrosivo, melhorias na casa de máquinas, equipamentos de salvatagem e nos compartimentos do leme, tanques e porões.

A Secretaria de Logística e Transportes vem realizando investimentos importantes na modernização do sistema de travessias de balsa. Treze embarcações reformadas foram entregues desde 2019 e, neste período, o valor da tarifa não foi reajustado.

Em três anos e meio, a SLT já investiu mais de R$ 150 milhões na melhoria das sete balsas litorâneas que operam no litoral de SP, incluindo reforma de embarcações, píeres, flutuantes e pontes, recondicionamento de motores e manutenção 24 horas.

Resultados

O investimento da Secretaria na melhoria das travessias litorâneas vem dando bons resultados. Nas festas de Natal de 2021 e do Réveillon 2021-2022, por exemplo, em comparação a 2019 (antes da pandemia), apesar do aumento na movimentação de veículos de 15% e 13%, respectivamente, o tempo médio de espera para embarque nas travessias litorâneas de São Paulo caiu 26%.

Pelo segundo ano consecutivo, a travessia São Sebastião/Ilhabela não registrou filas, com o tempo de espera permanecendo em 30 minutos no Natal e no Réveillon. Já para quem utilizou Santos/Guarujá, a redução foi significativa.

O tempo máximo de espera para embarque, no período de Natal, caiu de 70 minutos em ambos os lados em 2019 para 15 minutos em Santos (redução de 78,5%) e 30 minutos no lado do Guarujá (57% menor). No Réveillon, tais reduções foram de 70% (em 2019-2020) e 50% (2021-2022), respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário