sábado, 22 de julho de 2023

Rio de Janeiro

Três grupos manifestam interesse em operar barcas entre aeroportos do Rio

21/07/2023 - Diário do Rio

Grupos de empresas demonstraram interesse no "aviso público de manifestação de interesse privado" para operar uma linha de barcas entre o Santos Dumont e o Galeão

Aeroporto Santos Dumont
Foto Divulgação

Três grupos de empresas demonstraram interesse no “aviso público de manifestação de interesse privado” divulgado pela prefeitura do Rio de Janeiro para operar uma linha de barcas entre os aeroportos Santos Dumont (Marina da Glória) e Internacional Tom Jobim, o Galeão. O prazo para apresentar manifestações encerra nesta sexta-feira (21/07). A informação foi divulgada pelo portal de notícias “g1”.

Esses grupos consistem em uma composição de três, duas e uma empresa, somando um total de seis empresas. A primeira proposta enviada à CCPar sugere a conexão das áreas de pouso 3 (partindo da Marina da Glória) e 1 (Galeão) dos aeroportos, com um tempo de travessia de apenas 11 minutos e capacidade para transportar 80 passageiros.

Em junho passado, a prefeitura lançou o aviso público após receber a primeira proposta conjunta para operar a linha de barcas.

Após a publicação no Diário Oficial, os grupos de empresas têm 90 dias para realizar estudos que avaliem o tipo ideal de embarcação, a infraestrutura necessária para a estação, a demanda projetada e os impactos ambientais.

Também serão conduzidos estudos econômico-financeiros para determinar o preço das passagens de transporte, uma vez que ainda não há uma estimativa definitiva.

Após a entrega desses estudos, técnicos da Secretaria Municipal de Coordenação Governamental e da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar) irão analisá-los, sem um prazo estipulado para conclusão. Somente após essa análise será decidido o tipo de licitação a ser realizada, seja por preço de outorga ou técnica e preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário