sexta-feira, 3 de setembro de 2010

BNDES prepara estudo técnico sobre setor portuário brasileiro


31/8/2010


Foto: Imprensa Porto do Rio Grande
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pretende fazer um retrato completo do setor portuário brasileiro. Para isso, vai contratar um estudo técnico especializado sobre o setor.

Nessa segunda-feira (30), o banco abriu chamada pública para a realização do estudo, que tem como objetivo analisar e avaliar a organização institucional e a eficiência da gestão dos portos, de olho no futuro para torná-los aptos a alcançar melhores padrões de eficiência operacional, de qualidade na prestação de serviços, de preços e tarifas para os usuários e, ainda, de estrutura organizacional e gestão. Com isso, será possível elaborar um conjunto de propostas de políticas para o curto, médio e longo prazos.

A pesquisa faz parte do Plano Nacional de Logística Portuária, da Secretaria de Portos da Presidência da República, que pretende expandir a capacidade do sistema portuário brasileiro e tornar os portos financeiramente autossuficientes.

O anúncio feito pelo BNDES foi bem recebido pelo setor. Para o vice-presidente de transporte aquaviário, ferroviário e aéreo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e presidente da Federação Nacional das Empresas de Navegação Marítima, Fluvial, Lacustre e de Tráfego Portuário (Fenavega), Meton Soares Júnior, o estudo trará benefícios.

“A Secretaria de Portos tem feito um trabalho muito bom. Percebemos a evolução nos últimos anos. Se o BNDES vem somar esforços para poder melhorar um setor tão importante para o país, e que estava esquecido há décadas, isso é motivo de comemoração”, afirmou Meton.

Detalhamento

Até o dia 30 de setembro, a chamada pública vai receber propostas dos interessados em obter apoio não reembolsável para elaboração do estudo. E já nesta quinta-feira (2), haverá uma sessão de esclarecimentos sobre o assunto.

Os estudos deverão ser realizados em até nove meses, contados a partir da assinatura do contrato de apoio financeiro.

Para mais informações, acesse o site do BNDES.


Aerton Guimarães
Redação CNT

http://www.sistemacnt.org.br/portal/webCanalNoticiasCNT/noticia.aspx?id=1baa82d7-2145-45a3-88bc-9eaa1a8f8011

Nenhum comentário:

Postar um comentário