sábado, 18 de setembro de 2010

Paranaguá: melhor resultado em 75 anos


Complexo registra o maior movimento de cargas
Porto comercializou 4,1 milhões de toneladas de carga

Superação de sete décadas e meia foi o que aconteceu com o Porto de Paranaguá no último mês de agosto.
O complexo portuário paranaense registrou sua melhor marca de movimentação de cargas, com 4,1 milhões de toneladas de produtos comercializados pelo terminal - entre exportação, importação e cabotagem (navegação pela costa brasileira).
O último recorde havia sido conquistado em 2007, quando 3,9 milhões de toneladas foram movimentadas. Conforme divulgou a Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), a exportação de grãos representou 2.173.810 toneladas do total movimentado.
Em agosto, houve destaque para a comercialização de soja, com 609 mil toneladas, e milho, com 570 mil toneladas. “O Paraná voltou a ter a maior produção agrícola do Brasil e o bom momento do campo reflete no porto”, declara Mario Lobo Filho, superintendente da Appa.
Uma das razões que beneficia o porto na movimentação é o modelo do Corredor de Exportação, pelo qual a carga pode ser embarcada simultaneamente nos três berços de atracação exclusivos para granéis. O sistema também permite que um mesmo navio receba carga de diferentes produtores.
Segundo a Appa, a safrinha do milho deve incrementar ainda mais os resultados do complexo neste ano. “Estamos otimistas com a colheita do milho safrinha que, segundo o IBGE, será maior que as expectativas preliminares. Por isso, investimos pesado para atender os produtores e exportadores”, menciona Filho.
“Até o fim do ano, a Appa deve aplicar R$ 7,8 milhões nas obras de manutenção, reforma e ampliação do Pátio de Triagem de Caminhões, o que deve garantir mais agilidade às operações de classificação de carga”, complementa.
Bom ano

No acumulado deste ano, já foram movimentadas no complexo portuário paranaense 25,5 milhões de toneladas de mercadorias. De acordo com a Appa, a quantidade de carga comercializada nos oito primeiros meses deste ano já equivale a 81% do total movimentado no ano de 2009. Na ocasião, foram 31,2 milhões de toneladas embarcadas e desembarcadas no local.

Apenas de janeiro a agosto último foram movimentados:109.582 veículos, 445 mil TEUs de contêineres, 6,2 milhões de toneladas de carga geral, como congelados (848,7 mil ton.), madeira (480 mil) e papel (222,8 mil), 16,4 milhões de toneladas de granéis sólidos, como soja (4,8 milhões de ton.), farelos (3,7 milhões), açúcar (2,2 milhões), milho (1,1 milhão) e fertilizantes (3,9 milhões), e 2,8 milhões de toneladas de granéis líquidos, como produtos derivados de petróleo (1,3 milhão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário