domingo, 6 de novembro de 2011

Codesp lança licitação de mergulhão do porto

03/11/2011

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) publicou na segunda-feira (31/10) o aviso da licitação para a elaboração do projeto executivo das obras da passagem subterrânea da região do Valongo, o chamado mergulhão, que irá segregar o tráfego rodoviário do ferroviário. A obra faz parte do PAC 2 e está orçada em R$ 350 milhões.

A passagem subterrânea é parte integrante da Avenida Perimetral da Margem Direita. O mergulhão começa na região do prédio da Alfândega, na avenida Perimetral Portuária, estendendo-se por aproximadamente 1,5 km, até a altura da rua Cristiano Otoni, interligando-se novamente ao viário existente.

Para o desenvolvimento do projeto estão previstas, em ordem prioritária de implantação, a própria passagem, que contará com três faixas de tráfego em cada sentido, com as respectivas alças de acesso, conexões e centro de controle operacional; o remanejamento do ramal ferroviário existente, com novo alinhamento, em via dupla, transpondo a Avenida Perimetral sobre o trecho rebaixado da passagem subterrânea em desnível e a reurbanização da área de influência das obras.

Segundo o diretor de Planejamento e Controle da Codesp, Renato Barco, a ferrovia ficará em nível e os caminhões e carros circularão pela passagem subterrânea. O projeto deve ficar pronto em 13 meses e a obra deve começar no primeiro semestre de 2014.

Os interessados na licitação podem consultar o edital, em horário comercial, na Gerência de Contratações e Licitações (GFL), na sede da Codesp.  O edital também será vendido. A abertura das propostas está marcada para o dia 21 de dezembro, às 10h, na sala de reuniões do prédio da GFL.

A Codesp fica na Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/n.º (entrada pelo Portão/Gate n.º 23), no bairro do Macuco, em Santos (SP).  Outras informações pelo telefone (13) 3202-6565.

Nenhum comentário:

Postar um comentário