terça-feira, 1 de novembro de 2011

Açu será o terceiro maior porto do mundo, diz empresário

01/11/2011 - Agência Rio

O presidente da LLX, empresa do grupo EBX voltada para a infraestrutura e logística portuárias, Otávio Lazcano, disse nesta terça-feira (1), que o Porto do Açu irá movimentar 350 milhões de toneladas de cargas por ano, volume que o colocará como o terceiro maior porto do mundo e o maior da América Latina. O empreendimento está sendo construído no município de São João da Barra, Norte fluminense, e deverá começar a funcionar em meados de 2013.

Segundo Lazcano, o porto será o principal meio de desafogamento das importações e exportações no País. “Os portos brasileiros hoje estão travados, sufocados pelas cidades. No Açu, vamos atrair toda a produção do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil”, declarou o executivo durante Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O empreendimento espera movimentar três vezes e meia o volume de cargas do Porto de Santos, o maior do País, que movimenta cerca de 100 milhões de toneladas por ano.

A deputada Clarissa, presidente da comissão, falou sobre a preocupação com a população local e a questão ambiental. “Foi muito importante conhecer melhor o projeto. O empreendimento vai gerar muitas possibilidades para a região e poderá representar a redenção do Norte fluminense”, afirmou a parlamentar. “Também queremos ter o cuidado com o meio ambiente e garantir o bem-estar da população que vive na região”, completou.

Além de ter ligação com a malha ferroviária, o novo porto está localizado em uma região estratégica para o futuro do País, como informou Lazcano. “Em um raio de 150 quilômetros do empreendimento, estão localizados 85% da produção de petróleo do Brasil. Com o estaleiro que a OGX está construindo e a fábrica de tubos flexíveis, entre outras atividades que vão se instalar lá, teremos uma grande infraestrutura para a exploração do pré-sal e, capacidade para a exportação de 1,2 milhões de barris de petróleo por dia”, destacou.

“Hoje, as plataformas e navios que atuam na Bacia de Campos precisam ser trazidos até a Baía da Guanabara para serem reparados. Com o Porto do Açu, isso será feito de maneira muito mais eficiente e econômica”, informou. “Já estão sendo instalados no complexo industrial uma siderúrgica, uma usina termoelétrica, o maior estaleiro do Brasil e uma indústria de tubos flexíveis, e estamos negociando com outras 50 empresas que têm interesse de se instalar por lá”, acrescentou o presidente da LLX. De acordo com o Otávio Lazcano, a previsão é que o porto comece suas operações em 2013, quando serão embarcadas as primeiras cargas de minério de ferro.

A Comissão Especial da Alerj volta a se reunir no dia 11 de novembro, quando o diretor de sustentabilidade da EBX, Paulo Monteiro, que esteve presente na reunião desta terça, irá falar sobre os projetos socioambientais na região. Além disso, o colegiado pretende realizar uma visita técnica ao empreendimento no dia 18 de novembro. Também estiveram na reunião os deputados Luiz Paulo (PSDB), Jânio Mendes (PDT), André Lazaroni (PMDB) e Janira Rocha (PSol).

PB

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário