segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Alerj: moradores de Paquetá e Ilha Grande terão gratuidade nas barcas

10/12/2011 - Agência Rio

Da Redação

A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) incluiu, nesta segunda-feira (19), no projeto que trata das tarifas cobradas pela empresa Barcas S/A, uma viagem gratuidade, de ida e volta, de barcas por dia para os moradores de Paquetá e Ilha Grande. Segundo a Alerj, os moradores destes dois lugares deverão estar cadastrados e também poderão usar o Bilhete Único para transporte intermunicipal.

O texto do Governo, aprovado com mais dez emendas, seguirá para a sanção do governador Sérgio Cabral. “Não faz sentido que estes moradores, que não têm outra opção de transporte não tenham esse direito”, falou a deputada Inês Pandeló em nome da bancada do PTe de seu colega Gilberto Palmares, que assina a emenda da gratuidade.

Outra emenda relevante imposta pela Alerj determina que o Governo realize uma auditoria externa e independente nas contas da concessionária Barcas S/A em até 120 dias após a sanção da lei que institui as tarifas de equilíbrio, turística e social – esta, temporária e subsidiada pelo Governo, que vai fixar seu valor por decreto. “O Governo vai subsidiar a população que não tem como pagar”, frisou o líderdo Governo, deputado André Corrêa (PSD), em resposta aos que tratavam o auxilio como benefício para a empresa. Corrêa informou ainda que o subsídio que manterá a tarifa a “algo em torno de R$3” custará cerca de R$ 30 milhões ao ano para o Governo. Além disso, o Governo comprará sete novas barcas “o que aumentará em2,5 mil a capacidade do serviço”, contabilizou.

Os resultados obtidos pela auditoria deverão ser apresentados em audiência pública conjunta das comissões de Transporte e de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Controle da Alerj.

 

PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário