sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Travessia da Baía pode ser monopolizada

02/12/2011 - O Globo

Estado confirma negociação para mudança do controle da Barcas S/A; grupo interessado já controla a Ponte

LUDMILLA DE LIMA



Barca faz a travessia da Baía: estado deve alugar até 4 embarcações
DOMINGOS PEIXOTO / O GLOBO

RIO - O secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, confirmou na sexta-feira que há uma discussão em curso para a mudança do controle da empresa Barcas S/A, hoje dirigida pelo Grupo JCA, que, é liderado pela Auto Viação 1001. Um dos interessados no negócio é o Grupo CCR, que já administra a Ponte Rio-Niterói, a Via Dutra e a Via Lagos.
— Há uma negociação em curso para a substituição do controle da Barcas S/A por parte da CCR e de outras empresas. O estado vê com bons olhos a perspectiva de um novo controlador, com mais capacidade de investimento e respostas — confirmou Lopes.
VEJA TAMBÉM
Veja galeria

Acidente com barca deixa passageiros feridos
Agência reguladora de barcas, trens e metrô é uma caixa-preta
VÍDEO Barca bate na Praça Quinze
Gestão de Júlio Lopes tem sido pontuada por problemas
Professor de análise de sistemas de transportes do Departamento de Engenharia Industrial da PUC do Rio, José Eugenio Leal lembra que a Ponte Rio-Niterói é hoje concorrente da Barcas S/A. Caso a CCR venha a controlar o sistema aquaviário, dominará todo o transporte na Baía de Guanabara.
— A questão é até que ponto eles (CCR) vão se interessar por garantir um ótimo serviço para as barcas. Ponte e barcas são concorrentes. Não sei como o estado pretende administrar isso — analisa o especialista.
Em relação à negociação, a CCR disse que adota a prática de informar ao mercado, por seus canais oficiais, apenas quando concretiza sua entrada num novo negócio. A Barcas S/A não se pronunciou sobre o assunto.
As barcas que serão alugadas pelo governo do estado para a travessia entre Rio e Niterói começam a operar no ano que vem. A promessa é do secretário Júlio Lopes, que ontem voltou a falar sobre o acidente com o catamarã social Gávea 1, que deixou 65 feridos na segunda-feira, ao bater contra o píer da Praça Quinze. O número de embarcações deverá chegar a três ou quatro, segundo o secretário.
As barcas alugadas funcionarão até que novas sejam compradas pelo governo do estado, com um financiamento de R$ 350 milhões do Banco do Brasil. A princípio, serão adquiridos sete catamarãs, com capacidade para dois mil passageiros cada, e duas embarcações para 500 usuários.
— O próprio banco falou da possibilidade de nós alugarmos essas embarcações para suprir o prazo de carência de construção das novas barcas — afirmou o secretário, sem deixar claro de onde viriam os recursos para o aluguel.
Empresas especializadas, segundo o secretário, já buscam no mercado internacional embarcações adequadas à travessia na Baía de Guanabara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário