domingo, 14 de dezembro de 2014

Nova linha do catamarã inaugura nesta sexta-feira

12/12/2014 - Jornal do Comércio

Após mais de dois anos de expectativa, a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) inaugura nesta sexta-feira a nova linha do catamarã, que possuirá uma parada em frente ao BarraShoppingSul. A iniciativa faz parte do Plano Hidroviário Metropolitano elaborado em conjunto com os técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Superintendência de Portos e Hidrovias e Marinha. O percurso vai ligar o bairro Cristal ao Cais Mauá e ao Centro de Guaíba.

A viagem inaugural vai sair do Armazém B3, no Centro de Porto Alegre, para o terminal hidroviário Cristal, às 14h45min. No píer do BarraShoppingSul, às 15h, será realizada a inauguração oficial e serão divulgados os novos horários do modal. Depois, a embarcação segue para o município de Guaíba. O superintende da Metroplan, Oscar Escher, manteve segredo sobre o início da operação comercial da linha. "Na inauguração serão revelados os detalhes", prometeu. Ele também preferiu não adiantar se será feito neste momento o transporte hidroviário municipal.

Na terça-feira, a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs) convocou uma coletiva de imprensa para avisar que a homologação do aditivo contratual da CatSul que permite o serviço só será feita no dia 18 de dezembro. Outro fato revelado pela Agergs é que o aditivo avaliado não prevê o trajeto municipal, não sendo permitido que os passageiros embarquem no cais e desçam no Barra ou vice-versa. O desembarque só pode ser feito entre as cidades de Porto Alegre e Guaíba. Isso se deve pelo fato de a empresa responsável pelo catamarã ter vencido a licitação para fazer transporte metropolitano. Assim, a CatSul preferiu manter a viagem inaugural na sexta-feira, mas deixar indefinida a data da operação comercial. Possivelmente, o trajeto comece realmente a ser feito após a liberação da Agergs.

Com a utilização do novo píer, o usuário vai levar 14 minutos do bairro Cristal até o centro de Guaíba, percorrendo aproximadamente 12 quilômetros. Já o tempo do município de Guaíba até o Cais Mauá, com parada no bairro Cristal, será de 28 minutos, com aproximadamente 24 quilômetros percorridos. Além das 38 travessias diárias, serão disponibilizados horários alternativos. O valor da tarifa da Capital para a Região Metropolitana será de R$ 7,35 e na Capital, do BarraShoppingSul até o Cais Mauá, será de R$ 5,00, de acordo com a Metroplan.

Atualmente, a CatSul possui três embarcações para a realização do transporte hidroviário. Cada catamarã tem capacidade para 120 passageiros. A expectativa é de que três mil usuários por dia utilizem este tipo de transporte.

Prefeitura assinará contrato com a CatSul para que passageiros possam desembarcar no Barra

Para resolver o impasse envolvendo o transporte hidroviário municipal, a prefeitura assina nesta sexta-feira o contrato entre a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Catsul para a linha experimental do Catamarã de Porto Alegre, que irá fazer o trajeto, ida e volta, entre o Centro Histórico e o bairro Cristal. O objetivo é criar uma nova alternativa de deslocamento para os moradores e visitantes da zona Sul. O convênio é necessário para que os passageiros possam sair do Centro da Capital e descer no BarraShoppingSul.

No final de novembro deste ano, a Marinha do Brasil, em evento público, anunciou a aprovação do traçado da hidrovia, permitindo assim que seja assinado o contrato para início da linha urbana do Catamarã, com trajeto do Centro até o bairro Cristal. O processo de manifestação de interesse foi publicado pela prefeitura em 16 de dezembro de 2011. A definição da empresa interessada – a única que apresentou proposta foi a Catsul –, se deu em fevereiro de 2012. Como a linha é experimental, será necessária a realização de uma licitação futura para a operação comercial do trajeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário