terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Barca Pão de Açúcar chega ao Rio de Janeiro na sexta

15/12/2014 - O Fluminense

Com capacidade para transportar 2 mil passageiros, as novas barcas têm dupla proa, ar-condicionado e janelas panorâmicas. Foto: Divulgação/Shana Reis

Embarcação vai integrar a linha Praça XV-Arariboia e poderá substituir duas embarcações tradicionais. Também serão entregues quatro trens chineses

A barca Pão de Açúcar e mais quatro novos trens para a SuperVia, todos encomendados pelo Governo do Estado, chegam ao Porto do Rio na sexta-feira (19). O cargueiro Da Ling, que faz o transporte da barca e composições, saiu da cidade de Ganghzou, na China, no dia 15 de novembro. Pela primeira vez, um navio traz, na mesma viagem, dois diferentes equipamentos de transporte público de alta capacidade.

A Pão de Açúcar vai integrar a linha Praça XV-Araribóia e poderá substituir duas embarcações tradicionais, com previsão de transportar 30 mil passageiros por dia.

"Outras seis embarcações do mesmo porte serão totalmente integradas à frota já no ano que vem. Juntas, as sete barcas vão possibilitar uma oferta de 24 mil lugares por hora no horário de rush, o dobro do número da média e passageiros transportados hoje no trajeto Praça XV-Araribóia, no qual irão operar", explica a secretária estadual de Transportes, Tatiana Carius.

Com capacidade para transportar 2 mil passageiros, as novas barcas têm dupla proa, ar-condicionado, janelas panorâmicas, bicicletário e espaço exclusivo para cadeirantes, além de dois andares, com possibilidade de embarque e desembarque simultâneos.

Já os trens poderão ampliar a oferta diária em 48 mil lugares para os passageiros dos ramais ferroviários do Grande Rio. Do total de 100 trens chineses comprados pelo Governo do Estado, 50 já estão em operação, atendendo os passageiros do sistema.

Com capacidade para transportar 1,2 mil pessoas, cada trem chinês conta com refrigeração, passagem interna entre os carros, sistema que impede a abertura de portas durante as viagens, circuito interno de segurança, bagageiros, interiores mais amplos e iluminados, além de painéis de LED.

Da frota total de 200 trens da SuperVia, 135 já são refrigerados. Até o fim de 2015, toda a frota será renovada e contará com ar-condicionado.  


O Fluminense

Nenhum comentário:

Postar um comentário