terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Melhorar transporte na Baixada será prioridade do novo secretário estadual

16/12/2014 - O Globo

POR TAÍS MENDES

Osorio anuncia BRT na Região Metropolitana, a possibilidade de novas linhas hidroviárias e incentivos à implantação da aviação regional


Carlos Roberto Osório, o novo secretário estadual de Transportes - Fernando Frazão / Agência O Globo

RIO - No primeiro dia útil de sua gestão, no dia 2 de janeiro, o novo secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, vai sentir na própria pele como é andar de trem, barca e metrô. Ele garante que esse será o seu primeiro ato para, só depois, montar seu cronograma de trabalho. Mas uma coisa já é certa, por recomendação do governador Luiz Fernando Pezão: trabalhar para uma melhor integração da mobilidade do transporte na Região Metropolitana.

— Hoje tenho uma reunião com a secretária Tatiana (Tatiana Vaz Carius) para me inteirar dos assuntos da secretaria, mas o entendimento do governador é que existem oportunidades para melhorar a qualidade de atendimento do usuário dessa região. Tenham certeza de que no primeiro dia útil de 2015 estarei nas ruas andando nos meios de transportes públicos do estado — afirmou, acrescentando que o Rio ficou 30, 40 anos sem investir em transporte — Sucateamos nossa rede de alta capacidade. Já foi feito um esforço grande de recuperação dessa rede, mas o estado tem muitos projetos em andamento. Nossa missão é dar prosseguimento a isso e trabalhar para melhorar a oferta de serviços — completou o novo secretário.

Consciente do momento atual da cidade, cercada por obras que deixam o trânsito caótico, Osorio admite que não será fácil convencer a população a deixar o carro em casa:

— Conheço bem a realidade do município. Entendemos que, para fazer esse pedido, em contrapartida temos que melhorar o transporte público. Mas isso se dará de forma gradativa. À medida que o transporte vai melhorando, mais gente vai deixando o carro em casa.

De acordo com o secretário, a Linha 3 do Metrô, ligando Niterói a São Gonçalo, sairá do papel. As obras estão previstas para iniciar ao longo de 2015, ainda sem uma data precisa:

— O governador passou isso como sendo uma determinação. Os recursos já foram negociados entre os governos estadual e federal. A principal barreira, que era o financiamento, está encaminhada — garantiu.

Osorio disse que para qualificar e mudar o transporte na Região Metropolitana precisará vencer desafios:

— O primeiro é a Baixada Fluminense, onde temos o objetivo de melhorar a rede de trens, com novas composições, todas com ar-condicionado, que já forma encomendadas e devem chegar ao longo do ano que vem. Até 2016 temos que completar a refrigeração e renovar cem por cento da frota. Outro desafio é a requalificação gradativa das estação de trens. Vamos também usar equipamentos que permitem a redução dos intervalos entre os trens. Eles já estão em teste no ramal de Deodoro. Isso aumentará a frequência, possibilitando uma maior oferta para os passageiros. Até 2016, haverá uma significativa melhora do serviço. E vamos ligar os municípios da Baixada com BRTs.

Segundo Osorio, a Região Metropolitana também ganhará corredores do BRT:

— O governo estuda a implantação de uma rede de BRTs, ligando o eixo da Via Dutra e da Rodovia Washington Luís com a Avenida Brasil e conectando aos trens da SuperVia. Isso reduzirá a quantidade de ônibus intermunicipais que acessam o Centro do Rio. Além de um conjunto de BRTs que será implantado fazendo a ligação Niterói, São Gonçalo e Itaboraí.

O novo secretário destacou que o governo pretende aproveitar a próxima licitação do pedágio da Ponte Rio-Niterói para incluir melhorias viárias para o acesso de carga ao Porto do Rio.

— O Arco Metropolitano facilita a circulação de cargas, mas temos a ideia de aproveitar a nova licitação, que vai ser feita pelo Ministério dos Transportes, e incluir investimentos em novos acessos da ponte com o Caju, a Linha Vermelha e a Avenida Brasil — adiantou.

Osorio também planeja criar novas linhas marítimas na Baía de Guanabara:

— Está em estudo, mas ainda vou receber esses dados. O que está garantido são as novas barcas, já contratadas pelo governo do estado. Com isso, há a possibilidade de aumentar o transporte hidroviário na baía, que tem capacidade para isso.

Ele disse ainda que o governo tem planos de ampliar e melhorar os aeroportos no interior:

— Existe um esforço, um plano de incentivo, de aumentar a aviação regional, mas ainda preciso conhecer de perto os estudos.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/melhorar-transporte-na-baixada-sera-prioridade-do-novo-secretario-estadual-14846011#ixzz3M5k6eInS 
© 1996 - 2014. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário