quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Projeto de estação hidroviária na orla de POA será debatido hoje (19/10/2015)

19/10/2015 - R7 / EPTC

Estação na orla norte da capital gaúcha integra o plano de implantação do transporte hidroviário ao longo de 75 km do Guaíba

Hidrovias municipais: projeto prevê 11 estações na
Hidrovias municipais: projeto prevê 11 estações na orla
créditos: Divulgação/PMPA

A implantação de uma segunda estação hidroviária na orla da região norte da capital gaúcha é o objetivo do Projeto Hidroviárias Municipais/POA -Orla Norte, que está sendo desenvolvido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). 

O projeto será apresentado em reunião pública nesta segunda-feira (19), às 19h, no Centro Universitário Metodista IPA - Unidade DC Shopping (rua Frederico Mentz, 1606 - Navegantes). 

Revitalização
O projeto integra o Programa Hidroviárias Municipais/Porto Alegre, que prevê a implantação de 11 estações hidroviárias ao longo dos 75 km da orla da capital, conforme previsto no Plano Hidroviário do Rio Grande do Sul. 

Segundo o secretário da Smurb, Valter Nagelstein, o projeto faz parte dos esforços da prefeitura para a revitalização do Quarto Distrito. “O objetivo é construir, em parceria com a comunidade, meios para a implementação desse novo modal de transporte e integrar Porto Alegre com toda a Região Metropolitana”. 

De acordo com o arquiteto da Smurb Marcelo Allet, o Plano Hidroviário do RS está em fase final de elaboração. A iniciativa é da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan/RS). 

Transporte público aquaviário

Este plano maior também será apresentado à população durante a reunião do dia 19. “Em breve, o setor privado será estimulado para a operação de um Sistema de Transporte Público Aquaviário de passageiros entre Porto Alegre e mais 15 cidades da nossa Região Metropolitana”, destaca Allet. 

No dia 26 de outubro será realizada uma Oficina Técnica de Planejamento para apresentação de cenários alternativos e coleta de percepções locais e, no dia 4 de novembro, acontecerá uma Oficina Técnica de Planejamento para avaliação final e validação dos resultados. Os locais serão divulgados em breve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário