quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Santa Catarina

SC abre chamado para projeto do transporte marítimo da Grande Florianópolis

08/12/2021  Ndmais

Por Marcos Jordão

Foto Flavio Tin


Proposta prevê receber empresas habilitadas para a escolha de qual fará o projeto para implementação

O Governo de Santa Catarina lançará, na próxima segunda-feira (13), a PMI (Proposta de Manifestação de Interesse) para avançar na implementação do transporte marítimo intermunicipal na Grande Florianópolis.

De acordo com a SIE (Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade) a PMI é mais um passo no processo para implementação do projeto. No entanto, a secretaria destaca que será de forma “exclusiva”, ou seja, em primeiro momento, receber as empresas habilitadas para a formação do projeto.

Em seguida, uma comissão será formada para analisar as interessadas e escolher qual empresa fará o projeto do transporte marítimo na Grande Florianópolis. Ainda de acordo com a SIE, algumas empresas já demonstraram interesse, mas não detalhou.

Possibilidade de implementação

Uma análise realizada pela pasta em parceria com consultores do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) mostrou que é possível colocar em prática cinco rotas na Capital e por um preço de R$ 6,50 cada passagem.

Além disso, destacou que o Ferry Boat, Catamarã e Barcas poderão ser utilizadas no transporte marítimo de Florianópolis.

-Rota 1: Travessias entre Tijuquinhas e Canasvieiras;

-Rota 2: Biguaçu e Santo Antônio de Lisboa;

-Rota 3: São José (Barreiros) à região central de Florianópolis (CentroSul);

-Rota 3 e 4: Miramar (Alternativa 2: integração com o Ticen, Rita Maria e Centro de Florianópolis);

-Rota 5: Palhoça (Pontal) e Tapera.

As rotas haviam sido publicadas pelo colunista Fabio Gadotti ainda em outubro de 2020. A SIE continua com o mesmo projeto da ocasião. Importante lembrar que se trata de alternativas que ainda fazem parte de um estudo, e não são definitivas.

Vale ressaltar que a previsão de implementação segue com o prazo estipulado para o próximo ano.








Nenhum comentário:

Postar um comentário