terça-feira, 24 de agosto de 2010

Bahia e Amazonas terão novos portos


23/8/2010


Foto: Codeba/Divulgação

Setor privado será responsável pela gestão de Aratu
A Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República vai abrir, até o fim do ano, a concessão de ampliação e exploração do Porto de Aratu (BA). Atualmente, a administração é de responsabilidade da Companhia das Docas do Estado da Bahia, uma empresa pública que também atua como autoridade portuária no estado.

Com a transferência de gestão para o setor privado, estima-se que os investimentos no porto cheguem a R$ 1 bilhão nos próximos cinco anos e estão inclusos projetos de ampliação e melhorias. De acordo com os estudos de viabilidade da SEP, há necessidade de aumento de capacidade para a movimentação de cargas diversas, influenciada pela proximidade com o Complexo Petroquímico de Camaçari e o escoamento da produção agrícola local. As demandas incluem granéis líquidos, carga conteinerizada e produtos siderúrgicos.

A iniciativa se soma à criação de um novo porto público em Manaus, que prevê investimentos de R$ 250 milhões. Até 15 de outubro, a Secretaria de Portos da Presidência da República recebe projetos do setor privado com estudos de viabilidade e projetos de movimentação.

Em reunião com empresários do setor em 18 de agosto, o subsecretário de Portos da Presidência, Fabrizio Pierdomênico, enfatizou que terá prioridade a movimentação de contêineres, mas as propostas podem incluir espaço para granéis sólidos e líquidos. A concessão terá validade de 25 anos, renovável por mais 25.

Pierdomênico é um dos integrantes da comissão julgadora de projetos para concessões. Também fazem parte da equipe os especialistas Luis Cláudio Santana Montenegro, Paulo Ho e Wilson do Egito Coelho Filho. Juntos, os portos de Manaus e Aratu serão as primeiras concessões que seguem as regras anunciadas pela Portaria 108/2010, que dão às concessionárias o poder de gestão dos portos.


Marina Severino
Redação CNT

Nenhum comentário:

Postar um comentário