segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Barco é principal meio de transporte na divisa entre Sergipe e Alagoas


 

Em Gararu, melhores roteiros turísticos ficam às margens do São Francisco. Moradores, turistas e mercadorias são levados pelas embarcações

Nas margens do Rio São Francisco, os moradores de Gararu (SE) vivem basicamente da pecuária familiar e da pesca. A construção da barragem de uma hidrelétrica afetou a navegação em uma parte do rio, mas não impediu que os ribeirinhos tirassem o sustento do Velho Chico. O pescador José Alves diz que vários tipos de peixes são encontrados. “Dá para quebrar o galho”, conta.

O barco é o meio de transporte mais usado na região, que fica perto da divisa com Alagoas. As embarcações levam gente e mercadorias o alto sertão de Sergipe e para o estado vizinho. “O pessoal aqui só é transportado para outras cidades e viaja sempre de barca. Eles procuram sempre o barco”, diz uma moradora da região.

Os melhores roteiros turísticos da cidade ficam às margens do rio. Um dos barcos que levam a algumas das atrações é comandado por uma mulher. Os filhos a acompanham no trajeto. “Já tem mais de quatro anos que ando de lancha e não tenho medo”, fala Natália Clécia Oliveira.

Na praça de eventos da orla, fica um monumento em homenagem ao cacique Gararu, que dá nome à cidade. “O cacique representa nossa história e nossa cultura. É um bravo guerreiro que defendia nossas terras”, afirma o morador Cléber Damião dos Santos. De acordo com ele, há uma lenda que diz que se a pessoa dá duas voltas à direita e outras duas à esquerda e para em frente à estátua, pode fazer um pedido para o cacique, que será atendido.

Fonte: G1/Via Brasil

Um comentário: