domingo, 17 de outubro de 2010

Novo prazo para projetos do Porto Novo de Manaus

15/10/2010 - CNT - Erica Abe



Foto:Wilmar Santin
No Amazonas, passageiros usam tábuas para embarcar

A Secretaria de Portos (SEP) prorrogou, pela terceira vez, o prazo para registro de projeto básico para o Porto Novo de Manaus (AM). Agora, os interessados em registrar e elaborar projetos e estudos do empreendimento têm até 12 de novembro para apresentar o requerimento. A alteração está na portaria 261, publicada no Diário Oficial da União do último dia 11. 

De acordo com a SEP, o responsável pelo melhor projeto deverá também efetuar os estudos econômico-financeiro, concorrencial, Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) e licenciamento ambiental prévio. Todos os documentos serão encaminhados a Agência Nacional de Transportes Aquáticos (Antaq) para a celebração da outorga de concessão.

Projeto
O Porto Novo de Manaus foi aprovado pelo Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de Manaus no último dia 29 de abril. O empreendimento terá 376.155,32 metros quadrados e será instalado na área da antiga Companhia Siderúrgica da Amazônia (Siderama), na Estrada do Paredão s/n – BR-319, KM 5, Distrito Industrial.

O presidente do Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma), Claudomiro Picanço Carvalho Filho, acredita o projeto vai resolver muitos dos problemas da navegação regional enfrentados pelos armadores. “A gente aguarda isso com muita ansiedade e expectativa”, afirmou. 

Ele conta que os benefícios serão tanto para o transporte de cargas quanto para o de passageiros. “Na parte de cargas, hoje a movimentação é feita de forma muito artesanal, da mesma forma que os ingleses faziam no começo do século XX”, criticou. “Na parte de passageiros, vamos melhorar a condição, porque hoje o embarque é feito de forma sub-humana”, desabafou Claudomiro, explicando que atualmente o embarque de todos os passageiros, incluindo crianças e idosos, é feito por uma tábua de madeira que liga a orla ao barco. “Com o novo projeto, vamos ter local para embarcar cargas, outro para passageiros, que só vão entrar no barco com a passagem já comprada”, disse ele.

Leia a portaria 261




Nenhum comentário:

Postar um comentário