terça-feira, 26 de outubro de 2010

Obras em Pecém continuam aceleradas

26/10/2010 - Webtranspo

Novo aterro vai armazenar cargas no local

Complexo terá terminal especializado

A Cearáportos (Companhia de Integração Portuária do Ceará) acaba de anunciar que foi iniciada a construção do aterro hidráulico que formará o pátio de armazenagem de cargas de 87 mil metros quadrados no Tmut (Terminal de Múltiplas Utilidades do Pecém). O equipamento para realizar a operação está localizado em área contígua ao quebra-mar, que também está sendo ampliado em mais mil metros.

Com o novo píer, o complexo contará com um terminal especializado para a movimentação de contêineres com dois berços de atracação e capacidade de receber modernos navios porta contêineres que necessitam de profundidade de até 15 metros para atracação. As obras, que incluem ainda a ampliação da ponte de acesso, estão sendo executadas em três turnos de trabalho, inclusive aos domingos, devendo serem entregues no próximo ano.

Segundo o engenheiro Luiz Hernani, diretor de Implantação e Expansão da companhia, o quebra-mar já registra 930 metros dos seus mil metros de extensão, passando dos atuais 1.770 metros para 2.770 metros.

Além disso, a ponte de acesso até o pátio de cargas está sendo prolongada em 348 metros, o que a deixará com 2.523 metros de extensão. A construção do TMUT vai permitir o Porto do Pecém quintuplicar sua capacidade de movimentação de cargas, passando dos atuais 150 mil TEUs anuais para 750 mil TEUs por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário