terça-feira, 19 de outubro de 2010

Superporto do Açu funcionará em 2012

19/10/2010 - Webtranspo

Representantes capixabas conhecem o complexo

superporto açu, carga,
Empresas estão em acordo com LLX para ingressarem no complexo

Em construção em São João da Barra, Rio de Janeiro, o Superporto do Açu, terminal portuário privativo administrado pela LLX, empresa logística do Grupo EBX, começará a operar em 2012.

A informação foi recebida por uma delegação técnica capixaba que conheceu o projeto do complexo na última sexta-feira, 15. Representantes da Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo), entre eles três diretores, esclareceram dúvidas sobre o projeto do superporto, como impactos ambientais na comunidade vizinha e armazenagem de carga, entre outras. Na ocasião, também conheceram as obras de instalação do empreendimento e o píer de 2,9 quilômetros de extensão que vai abrigar três berços para movimentação de minério, petróleo e carvão.

As obras no local tiveram início em 2007. Com uma área de nove mil hectares, o superporto terá um píer e estrutura offshore com até dez berços para movimentação de carga.

O porto possui ainda uma retroárea para armazenamento dos produtos que serão movimentados, além de um complexo industrial que abrangerá siderúrgicas, usina termoelétrica, cimenteiras, pólo metal-mecânico, estaleiro, usinas de pelotização de minério e unidade de tratamento de petróleo, entre outros.

A previsão da LLX é que o Superporto do Açu movimente 60 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, 46,4 milhões de m3 de petróleo, 10,2 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos, 12,6 milhões de toneladas de carvão e cinco milhões de toneladas de granéis sólidos.

A unidade recebeu R$ 4,3 bilhões em investimento e deve gerar 50 mil postos de trabalho diretos, quando estiver funcionando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário