domingo, 17 de outubro de 2010

Transporte hidroviário de passageiros ganha impulso no RS com autorização de editais

29/09/2010 - Governo do Rio Grande do Sul - Heron Vidal

Uma importante decisão para dinamizar o transporte hidroviário de passageiros no Rio Grande do Sul foi tomada, nesta quarta-feira (29), pela governadora Yeda Crusius. No armazém A 3 do Cais do Porto de Porto Alegre, Yeda autorizou a publicação de dois editais de licitação: um para a concessão dos serviços de transporte de passageiros entre Porto Alegre e Guaíba e outro para a ligação entre os municípios de Rio Grande e São José do Norte.

A primeira autorização visa retomar o transporte hidroviário de passageiros interrompido entre as duas cidades nos anos 1950, equanto a segunda objetiva qualificar os serviços já existentes no Sul do Estado. "Começou a nova era da qualidade e eficiência em fazer o serviço público chegar aos cidadãos", celebrou a governadora Yeda Crusius. Cinco empresas do centro do país já manifestaram interesse em atuar no transporte hidroviário de passageiros no RS, informou o diretor-superintendente da Metroplan, Nélson Lídio Nunes.

Uma exigência básica comum nos editais trata da embarcação: ambas tem de ser um Catamarã, por ter dois cascos e diminuir o risco de virar por ondas, ventos fortes ou concentração de pessoas em um lado. O custo dessa embarcação é orçado em R$ 1,2 milhão. No percurso Porto Alegre/Guaíba, a capacidade exigida é de, no mínimo, 120 lugares (poltronas). O barco deverá fazer, em média, 14 ou mais viagens (ida e volta) por dia, num tempo estimado de 15 minutos a 20 minutos por viagem. "Estamos fazendo um edital com exigências de modernidade", frisou a governadora - os Catamarãs terão ar-condicionado, adaptação para deficientes físicos e espaços para o transporte de, por exemplo, bicicletas. Na rota Rio Grande/São José do Norte, o Catamarã terá 150 assentos. A previsão é transportar de 5 mil a 7 mil passageiros ao dia.

Prazos
Na próxima semana, deverão ser publicados os dois editais no Diário Oficial do Estado. O trabalho foi realizado pela Metroplan, com apoio da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs), da Contadoria e Auditoria Geral do Estado (Cage) e Procuradoria Geral do Estado (PGE). As empresas interessadas terão 45 dias para o envio das propostas. O período para julgamento, licitação e assinatura do contrato de concessão será de 15 dias. "Queremos operar o serviço já no começo de 2011", adiantou Lídio Nunes.

Custo menor
Com a participação do secretário da Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marcelo Soares, as autorizações foram assinadas com o testemunho dos prefeitos de Guaíba, Henrique Tavares, Rio Grande, Fábio Branco, e São José do Norte, Vicente Ferrari. Conforme o prefeito Tavares, hoje os trabalhadores demoram 40 minutos para chegar a Porto Alegre por ônibus e quem tem carro desiste pelo alto custo do estacionamento na Capital. "Com o transporte hidroviário, pessoas de Guaíba, Sertão Santana e Mariana Pimentel, por exemplo, virão a Porto Alegre com um gasto menor em relação ao que pagariam em estacionamento", afirma Tavares. O prefeito Ferrari falou do serviço hoje prestado em Rio Grande e São José do Norte: "São barcos velhos, sem segurança, que demoram 35 minutos em um percurso para 10 minutos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário