domingo, 12 de dezembro de 2010

Eclusa viabiliza logística no TO

29/11/2010 - Webtranspo

Sistema permite comboios de 19 mil toneladas

Nesta terça-feira, 30, será inaugurada pelo governo federal uma das maiores obras de infraestrutura logística do País: a conclusão das obras das Eclusas de Tucuruí, permitindo a navegabilidade no Rio Tocantins, que é uma área de expansão da fronteira agrícola e mineral.

Incluída no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) a obra venceu um desnível de 74 metros que impedia o tráfego. Ao todo são duas eclusas com 210 metros de largura e 33 metros de comprimento cada uma, ligadas por um canal intermediário de 5,5 quilômetros.

De acordo com o governo federal, o novo sistema vai permitir a navegação de comboios de até 19 mil toneladas em uma extensão de 445 quilômetros entre o Porto de Vila do Conde/PA e a cidade de Marabá, onde está em fase de implantação uma plataforma multimodal que integrará hidrovia, ferrovia e rodovia.

De um total de um bilhão e seiscentos milhões de reais necessários à finalização do sistema de transposição, R$ 1 bilhão foi investido por meio do PAC, a partir de 2007, ano da retomada das obras.

Aproximadamente 3.500 operários trabalharam nas obras das eclusas. Os locais vão beneficiar o setor produtivo da região, principalmente no que diz respeito à mineração. Atualmente, os comboios carregados de minério navegam de Marabá a Tucuruí, onde é necessário realizar o transbordo para caminhões e, logo depois do desnível, a carga volta a ser transportada pelo rio até os portos de Belém e Vila do Conde.

De acordo com o Dnit, com a conclusão da obra, o transbordo deixa de ser necessário e a viagem ficará mais curta. Isso se reverte em redução de custos, o que viabiliza a implantação da siderúrgica ALPA (Aços Laminados do Pará). Essa indústria é um empreendimento avaliado em R$ 3,3 bilhões, cuja logística está inteiramente baseada no modal hidroviário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário