quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Catamarã novo para duas vezes e causa transtornos

06/08/2015 -  O Globo

O mais novo catamarã da frota de barcas que fazem a travessia Rio-Niterói, o Pão de Açúcar, que entrou em operação em março deste ano, apresentou defeito técnico na manhã de ontem. O resultado foram filas que ultrapassavam a estação e se estendiam pela Praça Arariboia, em Niterói. Outras quatro embarcações da concessionária CCR Barcas fizeram a travessia até que o catamarã pudesse se unir à frota, o que só aconteceu às 9h, duas horas e meia após o problema ter sido detectado.

À noite, mais uma vez, os passageiros precisaram de paciência na volta para casa, porque a barca Pão de Açúcar — que só opera em horários de pico — precisou passar por uma vistoria da Capitania dos Portos. Ela só voltou a circular às 19h20, mais de duas horas depois do horário habitual, que é às 17h.

A espera pelo transporte chegou a demorar uma hora, provocando longas filas, desta vez, na estação da Praça Quinze. Sem informações sobre o atraso, passageiros chegaram a pular as roletas e tentaram quebrar as portas de vidro da estação.

Apesar de estar há menos de cinco meses em uso, esta não é a primeira vez que a embarcação, com capacidade para duas mil pessoas, apresenta defeito. No dia 13 de julho, a barca parou no meio da Baía de Guanabara, mas o problema acabou sendo solucionado sem a necessidade de tirá-la de circulação.

Os atrasos atrapalharam a vida de muita gente. O professor Marcos Teixeira Filho, de 42 anos, contou que a espera na Praça Arariboia, pela manhã, foi de 25 minutos.

— Quando cheguei na estação, levei um susto, pois havia muita gente. Hoje (ontem) vou chegar atrasado na sala de aula — reclamava.

A médica Mônica Ferreira Gomes, de 35 anos, desembarcou quase correndo:

— Tenho que acelerar o passo porque já tenho pacientes me esperando.

Quem não estava com tanta pressa aproveitou para criticar o transporte.

— O transporte aquaviário é intenso na Baía e precisamos de barcas realmente novas, não essa que já chegou cheia de problemas — disse o advogado Mário Leitão, de 57 anos.

O secretário estadual de Transporte, Carlos Roberto Osorio, disse que o catamarã Pão de Açúcar ainda está na garantia. Segundo ele, a fabricante, uma empresa chinesa, já foi notificada para explicar os motivos das falhas técnicas.

OUTROS PROBLEMAS

Há três semanas, uma falha no motor fez com que a barca Boa Viagem batesse de frente contra o cais da extinta Transtur, na Praça Quinze. O acidente deixou 13 pessoas feridas. No mesmo dia, Osorio ordenou a retirada definitiva da embarcação de circulação, além de outras três também construídas nos anos 60, que só fariam o transporte de passageiros após uma vistoria técnica. Mesmo assim, no dia seguinte, uma delas, a Martim Afonso, apresentou defeito no trajeto Paquetá-Praça Quinze.

Desde 2012, quando assumiu a operação das barcas, a CCR Barcas recebeu 14 multas por falhas operacionais e em equipamentos, totalizando R$ 4,9 milhões, segundo a Agetransp. Ainda segundo a agência, somente sete penalidades, que chegam a R$ 2,8 milhões, foram pagas ou estão sendo pagas.


Em nota, a CCR Barcas afirmou que, pela manhã, a Pão de Açúcar apresentou "problemas técnicos" por volta das 6h30, e uma equipe da empresa fabricante da embarcação, em conjunto com técnicos da CCR, trabalhou para solucionar o problema. Já à noite, segundo a CCR, a vistoria no catamarã deixou os horários das viagens até Niterói irregulares. 

Osorio é vaiado por passageiros após fazer a travessia Rio-Niterói no catamarã Pão de Açúcar

RIO - O secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, fez a travessia Rio-Niterói, na manhã desta quinta-feira, na embarcação Pão de Açúcar, que apresentou problemas nesta quarta-feira e não pôde circular por duas horas, provocando extensas filas na Praça Araribóia. No desembarque em Niterói, a presença de Osorio foi logo percebida. Os passageiros que aguardavam o embarque embarcação começaram a vaiá-lo. Muitos faziam sinais negativos e pediam que a CCR fosse retirada da concessão das barcas.

— Tudo isso é mentira. Hoje eles estão aqui com todo cuidado, passando as informações pelo alto falante e com muitos funcionários para ajudar. Normalmente não é assim. Foi só porque o secretario estava na barca — criticou a professora Maria de Fátima Braga Leite.

Diante das vaias e dos gritos da população: "Fora CCR", Osorio não se intimidou. Foi em direção aos passageiros na tentativa de explicar que está tentando melhorar o transporte.

— Tenho que falar com as pessoas. Eles não gostam da CCR porque temos um histórico de dificuldades. E a população reclama com todo direito. Mas o governo tem que dialogar. O serviço está melhorando, mas ainda é deficitário porque ficou trinta anos sem investimentos — argumentou o secretário.

De acordo com o Osorio, o fabricante da Pão de Açúcar já foi notificado para esclarecer o que provocou o defeito.

— Não queremos e não podemos ter problemas com a barca nova. Os fabricantes estiveram na barca, solucionaram o problema, mas queremos saber o que aconteceu — disse o secretário.

Nesta quinta-feira, ele também terá uma reunião com a Capitania dos Portos para ajustar as vistorias em embarcações e evitar que sejam feitas em horários de rush.

— Vamos falar de tudo, das vistorias que podem ser feitas no meio da tarde ou no fim de semana, do que aconteceu ontem com a Pão de Açúcar e da Corcovado, que já está em Niterói e deve começar a funcionar na semana que vem. Essa é a boa notícia para o morador de Niterói.

Ainda de acordo com o secretário, as embarcações antigas Vital Brazil e Boa Viagem já foram aposentadas e, até o fim do ano, todas as barcas convencionais deixarão de funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário