28/10/2010 - CNT

Foto:Amazonastur
Pelo menos 19,7 mil turistas de cruzeiros são esperados no Amazonas a partir desta sexta-feira (29). De acordo com a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), até 28 de abril o estado deve receber 40% mais visitantes do que na temporada anterior, quando foram registradas 14.139 visitas.
A presidente da Amazonastur, Oreni Braga, afirma que Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra são os principais emissores de cruzeiros para a região. Segundo ela, cerca de R$ 8 milhões devem ser injetados na economia local por esses turistas. “Toda essa movimentação é fruto do trabalho de promoção que estamos fazendo nas principais feiras específicas de cruzeiros”, garante ela. Segundo Braga, cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos serão gerados nessa temporada.
Investimentos
Para o presidente da Federação Nacional das Empresas de Navegação Marítima, Fluvial, Lacustre e de Tráfego Portuário (Fenavega), Meton Soares, o Amazonas sempre foi uma atração. “O problema todo continua sendo o esquema de portos”, explicou ele, referindo-se ao precário ambiente de embarque de passageiros no estado.
Ele explica, ainda, que o aumento na quantidade de navios de passageiros na região mostra a urgência dessas ações. “A Secretaria Especial de Portos está preocupada com isso, mas as dificuldades que você encontra hoje são muito grandes”, analisou. Segundo Soares, a adequação das estações de passageiros vai incentivar, ainda, mais o turismo na região.
Érica Abe
Redação CNT