quinta-feira, 26 de maio de 2011

Barcas em São Gonçalo será no Pontal

24/05/2011 - São Gonçalo Online

A inclusão das barcas foi motivada pelo temor da União em um novo atraso na Linha 3 do Metrô

A inclusão de uma linha hidroviária ligando São Gonçalo (Pontal) ao Rio (Praça XV) nos projetos do PAC da Mobilidade para a cidade, foi provocada pelo temor do governo federal de que ocorra um novo atraso no início das obras da Linha 3 do Metrô entre Niterói e Itaboraí, passando por São Gonçalo. De acordo com o Executivo gonçalense, a prefeita Aparecida Panisset (PDT) e o secretário de Relações Institucionais, Luís Paiva, ouviram esta preocupação dos técnicos dos ministérios das Cidades e do Planejamento.

O acordo firmado anteriormente era de que a verba de R$ 150 milhões oriunda do PAC da Mobilidade seria repassada para o governo estadual como contrapartida da Prefeitura de São Gonçalo para as obras da Linha 3.
“O governo federal nos propôs, devido as pendências das obras da Linha 3 junto ao Tribunal de Contas da União, criar uma alternativa através de um outro transporte de massa. Com isso, retomamos a conversa sobre a criação da linha hidroviária entre São Gonçalo e o Rio, que ligaria o Pontal, próximo ao Gradim, à Praça XV. Aí juntamos este projeto antigo com o ‘Corredor Viário’. Mas isso ainda não está confirmado. Antes vamos conversar com o governo estadual”, explicou Paiva.

Apresentação - Ontem, Luís Paiva também apresentou, em Brasília, as mudanças no projeto de implantação do ‘Corredor Viário’, que passaria dos 17 km iniciais para 21 km ao ligar Neves a Santa Izabel. Pelo projeto original, o ‘Corredor Viário’ iria de Neves a Sacramento. O secretário municipal comentou ainda que um outro corredor viário deverá ser construído entre Neves e Guaxindiba.

Entretanto, Paiva ressaltou que todas as mudanças ainda deverão ser discutidas com a Secretaria estadual de Transportes, que alegou não ter sido convidada para a reunião de ontem na capital federal.

Um comentário:

  1. essa barca em sao goncalo parece que vai acontecer nunca ou apenas quando os empresarios de onibus permitirem.....enquanto isso, 2,5 horas para ir de sg ao rio

    ResponderExcluir