sexta-feira, 6 de maio de 2011

Recordes seguidos nos portos brasileiros

06/05/2011 - Webtranspo

Cabedelo (PB) obteve o maior volume movimentado

Resultado foi o melhor em 50 anos

Em abril, o Porto de Cabedelo, na Paraíba, superou suas metas de volume e movimentação de cargas. De acordo com os números apresentados pela Companhia Docas do Estado, houve um crescimento de 20%. No mês, o volume total de carga movimentada no cais e no pátio de containers chegou a 183.770 toneladas, contra 150 mil do mesmo período no ano passado. Este número representa um recorde histórico, sendo a maior movimentação do porto nos últimos 50 anos.

Wilbur Jácome, diretor presidente da companhia, acredita que o crescimento deve-se à demanda do segmento de construção civil que, segundo ele, incrementa a produção de cimento e toda cadeia logística envolvida pelo setor.

Além disso, segundo ele, o terminal também se beneficia com o fato do porto de Suape, em Pernambuco, estar trabalhando com uma demanda 18% acima de sua capacidade. Para atender esta demanda, providenciou a adaptação do armazém IV.

“O porto e toda Paraíba ganharam com essa adequação, porque depois de mais de um mês interditado, o armazém pode ser liberado para receber essas cargas que estavam suspensas”, afirmou.

Também foi reinaugurou o posto da Receita Federal que há décadas funcionava no porto em condições precárias. Paulo Sérgio Costa, inspetor chefe do órgão, afirma que “as instalações eram pequenas, não havia espaço nem privacidade para os servidores atenderem todos os agentes intervenientes do comércio exterior, como despachantes e depositários do Porto”.

Pelo Brasil

Outros portos brasileiros também têm obtido ótimos resultados. Em Itaqui, no Maranhão, por exemplo, no primeiro trimestre deste ano a movimentação de cargas no porto atingiu o volume recorde de 2,7 milhões de toneladas, um crescimento de 9,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Os combustíveis respondem pela maior parte da movimentação, com 1,5 milhão de toneladas; seguidos do ferro-gusa, com 520,7 mil toneladas no período.

Já o porto de Rio Grande (RS) alcançou, nos três primeiros meses do ano, a maior movimentação dos últimos dez anos com 6.321.611 toneladas, esta soma inclui cargas, descargas e transbordos. Este volume é 24,78% maior do que o alcançado no mesmo período de 2010. Anteriormente, o recorde do terminal era de 2008 com 5.804.080 milhões toneladas movimentadas.

Em Santos, o maior porto da América da Latina, o trimestre apresentou a maior movimentação de cargas já registradas no período. A soma atingiu 20.241.501 toneladas, uma ascensão de 0,2% em relação aos primeiros três meses de 2010, quando o terminal recebeu 20.209.113 toneladas de mercadoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário